Em seu discurso na inauguração da planta de eteno verde da Braskem em Triunfo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou a Conferência do Clima de Copenhague no ano passado e criticou Europa e EUA por exigir de nações com industrialização recente que assumam a mesma responsabilidade de países que emitem gases poluentes há mais de 200 anos. O presidente pediu para levar a Brasília um saco de polietileno verde produzido na nova planta.
Continua depois da publicidade
– Na Cop 16 no México, vou derramar e cada um vai ter de pisar num polietileno verde feito no Brasil. Nós aqui falamos menos e fazemos mais.
O presidente destacou a coincidência da data da abertura oficial da unidade da Braskem com a cerimônia que oficializou o aumento da participação da União no capital da Petrobras de 40% para 48% na Bolsa de Valores de São Paulo. A Petrobras detém um terço do capital da Braskem.
– Fiz questão de fazer na Bolsa de São Paulo, no Brasil, o que alguns acharam recomendável fazer na bolsa em Nova York – afirmou, referindo-se à cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira em São Paulo.
Os novos papéis da Petrobras começaram a ser negociados na sexta-feira em Nova York. No Brasil, o processo terá início na segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Lula também ressaltou a importância da associação da Braskem com a Petrobras para produção do eteno verde 100% brasileiro em matéria-prima, tecnologia e engenharia.
Depois da cerimônia em Triunfo, o presidente voltou a Porto Alegre e chegou ao hotel Deville por volta das 16h30min. Chegou acompanhado do ministro das Cidades, Marcio Fortes, do ex-presidente do PT Olívio Dutra e tirou fotos com simpatizantes.