O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (21), que o acidente doméstico sofrido por ele no sábado (19) à noite “foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada”. Devido ao acidente, ele foi orientado pelo médico a cancelar a viagem que tinha marcada à Rússia para reunião do BRICS. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Lula também chamou o acidente de “uma bobagem”, e afirmou que precisa aguardar “três ou quatro dias”, por recomendação médica, para saber “qual foi o estrago que fez a batida”. Ele fez as afirmações em uma ligação com o candidato petista à Prefeitura de Camaçari (BA), Luiz Caetano.

A conversa foi gravada e divulgada pelo candidato nas redes sociais. Ele perguntou a Lula como o presidente estava.

— Estou bem, querido. Eu tive um acidente aqui, mas uma bobagem minha. Foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada. Eu tô cuidando, porque qualquer coisa na cabeça é muito forte — respondeu Lula. — Então, eu estou aguardando, porque os médicos dizem que eu tenho que esperar, pelo menos, uns três, quatro dias, para eles saberem qual foi o estrago que fez a batida.

Continua depois da publicidade

Acidente de Lula o fez cancelar viagem

Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, bateu a região da nuca e precisou levar cinco pontos. Tudo ocorreu no sábado, um dia antes da viagem marcada à Rússia para uma reunião com o BRICS.

Ele foi liberado para voltar para casa, mas orientado a cancelar viagens longas nas próximas semanas. Nesta segunda, Lula despachou do próprio Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente em Brasília. Ele recebeu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial da presidência Celso Amorim.

Em conversa com a jornalista Andreia Sadi, na Globonews, o médico de Lula, Roberto Kalil Filho, contou que o presidente caiu quando foi sentar em um banco. Kalil cuidada saúde Lula há 30 anos, e afirmou que o presidente deverá tomar algumas precauções por conta do episódio.

— Se eu bato a cabeça na parede é um traumatismo craniano e isso se sequer observação. Pode ter aumento do sangramento, dor de cabeça, alguns outros tipos de complicações, que no caso dele são raras, mas que podem acontecer. São 72 horas de vigilância, por isso que foi um consenso não viajar — disse o médico.

Continua depois da publicidade

Leia também

“Dor irreparável”: Lula lamenta acidente com atletas de remo na BR-376

Quais eram os compromissos de Lula na Rússia; viagem foi cancelada após acidente doméstico