Mergulhado na campanha eleitoral no último domingo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou como exemplo o impeachment de Fernando Collor – hoje senador pelo PTB e aliado do governo Dilma – ao pedir ao eleitor para não trocar o certo pelo duvidoso, em Diadema, na região do ABC paulista.
Continua depois da publicidade
Ele fez quatro discursos durante carreata do prefeito Mário Reali (PT), candidato à reeleição e que está atrás do candidato do PV, Lauro Michels, conforme apontam as pesquisas.
Lula lembrou que, em 1989, o povo preferiu Collor a outros candidatos de tradição, como Ulysses Guimarães e Mário Covas.
– Vocês viram a desgraça que deu – disse, referindo-se ao governo que congelou a poupança dos brasileiros e terminou com o impeachment do presidente.
Lula citou ainda a personagem Carminha da novela Avenida Brasil, exibida pela Globo, para insistir na tese da escolha certa:
Continua depois da publicidade
– Nós vimos o que aconteceu com a Carminha. Ela trocou o certo pelo duvidoso, e vocês viram o que deu nela.
Na novela da Globo, Carminha, interpretada por Adriana Esteves, trocou a estabilidade da família de Tufão (Murilo Benício) pela vida de vigarista. No capítulo final, terminou no lixão e mostrou-se arrependida.
– Nós agora estamos vendo aqui em Diadema as mesmas fantasias. Temos de votar em pessoas que têm história. Colocar alguém que não administrou nem a cozinha de sua casa não é bom – afirmou.
Em outra fala, citou o provérbio “mais vale um pássaro na mão que dois voando” para reafirmar a aposta em Reali, que teve desempenho abaixo do esperado no primeiro turno.
Continua depois da publicidade
Lula voltou a sentir a bursite no ombro esquerdo quando subia no caminhão de som. Ele apalpava o local com expressão de dor e referiu-se ao problema no discurso. Lula ainda tem uma maratona de comícios pela frente, antes da votação do segundo turno: hoje, vai a Jundiaí e Guarulhos e, amanhã, viaja para o Nordeste, estando previstas atividades de campanha em Fortaleza, João Pessoa e Salvador. Na quinta, se desloca para Cuiabá.