O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os primeiros escolhidos para comandar os ministérios em seu terceiro mandato. A lista divulgada inclui nomes de cinco ministérios:. O anúncio foi feito no Centro Cultural do Banco do Brasil, sede da equipe de transição, nesta sexta-feira (8) (veja lista).
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
- Fazenda: Fernando Haddad
Haddad foi prefeito de São Paulo entre 2013 a 2016 e ministro da Educação entre 2005 e 2012. Ele concorreu nas eleições deste ano ao governo de São Paulo, quando perdeu para Tarcísio de Freitas.
- Casa Civil: Rui Costa
Continua depois da publicidade
Ele é o atual governador da Bahia. Ele encerra neste mês os oito anos à frente do governo baiano e será sucedido por Jerônimo Rodrigues (PT) na função.
- Defesa: José Múcio Monteiro
Ele é ex-ministro do Tribunal de Contas da União. Múcio já foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais no segundo mandato presidencial de Lula.
- Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino
O senador é um dos coordenadores do grupo técnico que discute Justiça e Segurança Pública neste período de transição.
- Relações Exteriores: Mauro Vieira
Vieira já comandou o Itamaraty no segundo governo de Dilma Rousseff, entre 2015 e 2016. Atualmente, ele chefia a Embaixada do Brasil em Zagreb, capital da Croácia.
Continua depois da publicidade
Vitória contra Bolsonaro
Lula foi eleito com 50,90% dos votos válidos (60.343.142) no segundo turno das eleições de 2022. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou com 49,10% dos votos (58.205.255).
O petista já havia chefiado a República do início de 2003 ao final de 2010, ao emendar dois mandatos ao lado do já falecido empresário José Alencar, com quem compôs chapa à época.
Nos 12 anos em que ficou distante da Presidência, Lula conseguiu eleger por duas vezes ao cargo sua correligionária Dilma Roussef (PT), testemunhou ela sofrer um impeachment e foi preso ao ser alcançado pela Operação Lava Jato.
Leia também
Lula vai desmembrar Ministério da Economia em Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio
Continua depois da publicidade
Veja os próximos passos da PEC da Transição após aprovação no Senado