O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia, na manhã desta quinta-feira (22), novos ministros que estarão junto com ele à frente do governo a partir do dia 1º de janeiro de 2023. A quase duas semanas da posse presidencial, o petista divulgou os chefes de apenas seis das 37 pastas da Esplanada dos Ministérios.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
São eles: Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça), José Múcio Monteiro (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), anunciados em 9 de dezembro.
No último dia 11 foi confirmada a cantora Margareth Menezes (Cultura), após pressão para a indicação de uma mulher. Lula também já apresentou Aloizio Mercandate como futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Atualmente, no governo Jair Bolsonaro (PL), o Executivo está dividido em 23 pastas. Segundo, o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, a estrutura será desmembrada para a criação dos novos ministérios, mas não haverá a abertura de cargos. Com isso, o governo pretende manter o mesmo nível de gastos.
Continua depois da publicidade
Leia mais em Metrópoles, parceiro do NSC Total.
*Daniela Santos
Leia também
Margareth Menezes diz que aceitou convite de Lula para assumir Ministério da Cultura
Lula anuncia primeiros ministros; veja nomes
Lula vai desmembrar Ministério da Economia em Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio