Campeão de 2015, o Corinthians fez um ponto nas duas primeiras rodadas do Brasileirão 2016. Mas a recuperação foi rápida. Conseguiu seis pontos nos dois jogos seguintes, um deles fora de São Paulo. Venceu neste domingo o Sport, 2 a 0, em Recife.

Continua depois da publicidade

Tite mudou o esquema tático da equipe. Aplicou o 4-2-3-1 em substituição ao cultuado 4-1-4-1. O treinador está em busca de uma nova estrutura, de outra formação e de reforços depois de cair na semifinal do Paulistão e nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Está outra vez na luta pelo título.

Segundo a imprensa paulista, o Corinthians voltou a demonstrar segurança defensiva e criatividade no ataque. Já soma sete pontos.

Neste segunda-feira, em São Paulo, o melhor treinador do Brasil participará do lançamento de Tite (Editora Panda Books, 240 páginas, R$ 30). A obra é da jornalista Camila Mattoso, repórter da Folha de S.Paulo. Não é uma biografia, mas um alentado perfil do gaúcho Adenor Leonardo Bachi, que fez 55 anos na quarta-feira passada.

Segundo a autora, Tite, ex-comandante da dupla Gre-Nal, “revela, além da trajetória profissional, episódios inéditos dos bastidores do futebol. Lembra dos seus seis títulos no Corinthians e detalhes da vida pessoal”.

Continua depois da publicidade

– Solicitaram uma reunião nos Jardins (bairro de São Paulo) e eu disse que não iria, por duas vezes – falou Tite sobre os dois convites que recebeu da CBF para conversar com os dirigentes e possivelmente substituir Dunga na Seleção.

Sobre sua quase volta ao Beira-Rio, ele fala

“Liguei para o Roberto (dirigente corintiano) e falei: “E aí?”.

“Ele disse: ‘Tite, eu não vejo o Corinthians sem você. E não é pelo que tu fez no passado, é pelo que a gente projeta no futuro’.

“Quando ele falou isso, perguntei: ‘É importante?’.

“Ele disse”: ‘Sim, é importante’.

“Eu falei”: ‘A partir desse momento, sou técnico do Corinthians. E já vou ligar para o Vitorio Piffero (presidente do Internacional, que o queria no comando do Inter’, conta Tite no livro.

O livro oferece ainda um caderno de fotos, algumas inéditas. Camila consultou 84 fontes em busca de informações para construir o rico perfil de Tite.

Continua depois da publicidade