Pernambuco começa neste sábado o feriadão mais importante do ano depois do Carnaval. Durante três dias – porque segunda-feira é feriado -, quem governa os nordestinos no final de junho, ao contrário do frevo em fevereiro, é a festa de São João, com quadrilhas, cirandas, trios-pé-de-sertão, forró, shows e espetáculos, a grande maioria centrada em elementos do Sertão e do cangaço.
Continua depois da publicidade
O futebol fica em segundo plano em Recife e em todo o Estado. Mas telões nos 10 polos juninos da capital pernambucana vão apresentar o jogo entre Brasil e Itália, neste sábado, em Salvador, e Uruguai e Taiti, domingo, em Recife. Os arraiais, com palcos e tendas com comidas típicas, estão espalhados por vários bairros, alguns trocaram o forró tradicional por DJs de música eletrônica.
A cidade programou 40 shows gratuitos para as próximas 72 horas. Chamaram nomes conhecidos da música brasileira, como Elba Ramalho, Fagner, Margareth Menezes, Luan Santana, Gaby Amarantos, Fernando & Sorocaba, Cesar Menotti e Fabiano. Nomes locais também estarão presentes, como Siba, D. Selma do Coco, Brasas do Forró, Noivinho da Paraíba, Grupo Óxente Danosse, Trio Pé da Serra Fogaréu, entre outros.
As festas começam no final da tarde e entram pela madrugada. A meteorologia prevê chuva e temporais. No domingo, quando São João é comemorado oficialmente, o tempo estará mais estável. O programa é praia de manhã, descanso à tarde e, depois, forró.
Continua depois da publicidade