Em seu gabinete no Senado no final de tarde de quarta-feira, Luiz Henrique da Silveira (PMDB) concedeu entrevista por telefone em que defendeu veementemente a manutenção da aliança com o governador Raimundo Colombo (PSD), com o PMDB indicando novamente o candidato a vice-governador. Além disso, o senador também quer a adesão do PT ao projeto, em uma nova tríplice aliança.
Continua depois da publicidade
Leia a breve conversa.
O senhor continua defendendo o apoio do PMDB à reeleição de Raimundo Colombo (PSD)?
Luiz Henrique – É o caminho natural. Nós temos o vice-governador. Nós temos a maioria dos ocupantes de cargos de confiança. Se fosse para nós larçarmos candidatura própria, teríamos que ter feito, há dois anos pelo menos, o desembarque do governo. Hoje nós estamos no governo, com milhares de membros do partido nas mais diversas funções, e às vésperas das eleições nós vamos virar as costas para o governador?
O caminho é uma nova tríplice aliança, com outro partido no lugar do PSDB?
Continua depois da publicidade
LHS – Tem que ver o que vai acontecer. Eu creio também que, obedecendo ao alinhamento nacional, nós devemos estar juntos com a presidente Dilma Rousseff.
É possível que o PT integre a aliança lançando candidato ao Senado?
LHS – Vai depender do PT, das negociações. Eu acho que seria ótimo. O PT não quis integrar o nosso governo, por razões que eu respeito porque eles tinham o projeto de disputar legitimamente o governo do Estado. Acabamos ficando separados em função disso. Eu tenho falado com líderes do PT que reconhecem o erro e têm falado inclusive de uma redução dos quadros do partido, das prefeituras que tinham, da votação que obteve. Mas essa é uma decisão do PT e nós respeitamos. Nós do PMDB estamos abertos e o governador já manifestou isso também, para discutir o entendimento.