Luísa Bastos chega à redação montada em Angus, seu cavalo imaginário. O amigo tem o mesmo nome do cavalo de Merida, a heroína de cachos ruivos de Valente, animação dos estúdios Disney Pixar adorada pela menina que é uma das modelos mirins mais requisitadas do momento em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

– Ela chegou em casa chorando outro dia porque falaram que ela não poderia ser Merida, por não ser ruiva – conta a mãe da menina, a funcionária pública Denise Bastos. Aos sete anos, Luísa será a repórter-mirim do Fashion Kids Iguatemi, dias 22 e 23 de junho, por isso fez uma visita à redação do Diário Catarinense. Ela adora palco e não vê a hora de ser repórter.

– Eu vou aparecer na televisão? – pergunta. Em menos de uma hora na redação, Luísa encantou com sua graça e espontaneidade. O mesmo carisma ela exibe durante dois minutos no vídeo O Mundo Imaginário, produzindo por Galdino Estúdio. Desde a gravação do filme, os convites de trabalho não param de chegar.

Os pais da menina, os advogados Denise e Marcelo Gasparino da Silva, não querem sobrecarregá-la. Concordaram em limitar as viagens a uma por mês. No dia 22 de maio, Denise levou Luísa para fazer uma campanha em Blumenau, onde a menina teve uma ideia. Quer passar sua lua de mel numa aldeia de índio.

– Ela me perguntou se pode. Eu sugeri perguntar para o noivo – lembra Denise, acrescentando que Luísa fica cansada, sim, com tanta atividade, mas nem se dá conta.

Continua depois da publicidade

Além da escola e dos trabalhos eventuais como modelo, Luísa tem a agenda cheia de atividades extracurriculares. Na única manhã livre, às segundas-feiras, a pequena veste um avental e vai para a cozinha ajudar Dida, a funcionária da família, a preparar o almoço.

– Gosto de fazer creme de milho, omelete, carne e arroz – enumera Luísa, enquanto inspeciona meu bloco de anotações.

– Isso aqui eu não faço, eu quero fazer – diz, apontando para as palavras patinação e teatro. Denise desconfia que a filha seja hiperativa. A pedido da menina, matriculou-a às terças e quintas em aulas de balé, pela manhã, e ginástica rítmica desportiva, no período da noite. Ela também faz natação uma vez por semana e canta no coral da escola, Menino Jesus, na noite de segunda.

– Também toco flauta – acrescenta Luísa.

– Mas a flauta é no horário da aula – explica a mãe.

A carreira de Luísa começou em 2010, por acaso. Denise mandou fotos da filha para o concurso Top Mirim da Xuxa que foram selecionadas e levou as duas ao Rio de Janeiro para três semanas de gravações. Luísa ficou em terceiro lugar entre as 10 finalistas.

Continua depois da publicidade

A repercussão assustou um pouco, lembra Denise, que só depois de um ano procurou a agência de modelos Mini Models, em Florianópolis. Enquanto seleciona no celular da mãe algumas fotos para me mostrar (montada num cavalo ou com a pele manchada por urticária), Denise conta que um dos passeios preferidos de Luísa é ir ao cinema. De preferência, na companhia do amigo e também modelo mirim João Otávio.

Quando crescer, Luísa quer ser nessa ordem catadora de lixo (“para proteger a natureza”), guerreira (ela coleciona arco e flecha, de verdade!), artista e estilista. Seu programa de TV preferido é a novela Carrossel, que assiste antes de ir dormir.