Duas trajetórias diferentes, mas que começaram no mesmo ano, vão se encontrar no túnel de ingresso ao gramado do Moses Mabhida, em Durban. O brasileiro Luís Fabiano e o português Cristiano Ronaldo estrearam em suas respectivas seleções em 2003 e agora se enfrentam numa Copa do Mundo, sete anos depois. Além da primeira convocação ter acontecido no mesmo ano e de atuarem em times espanhóis, outra coincidência os une, acentuada pela ausência de Kaká, suspenso: estão em Luís Fabiano e em Cristiano Ronaldo as maiores esperanças de brasileiros e portugueses na partida que começa logo mais, às 11h (hora de Brasília), pela última rodada do Grupo G do Mundial.

Continua depois da publicidade

>>> Confira momentos das carreiras dos jogadores e entre no clima desse duelo de gigantes:

O EX-BAD BOY

Luís Fabiano Clemente, 29 anos, demorou para se firmar com a camisa amarela. Depois da convocação em 2003 e de um título da Copa América em 2004, o camisa 9 só foi retornar ao elenco pentacampeão com Dunga. Foi uma volta definitiva, selada com dois gols na virada por 2 a 1 sobre o Uruguai, no Morumbi, pelas Eliminatórias. À época, o técnico estava entre Luís Fabiano e Vágner Love. Os gols decisivos contra a Celeste deram a certeza que Dunga antes não tinha. Ao todo, são 40 jogos pela Seleção, com 27 gols anotados. Depois de conquistar a Copa América (2004) e a Copa das Confederações (2009), Luís Fabiano joga a sua primeira Copa do Mundo.

Desde 2005 no Sevilla, lá Luís Fabiano é rei e veste a 10. Mesmo vitimado por lesões, marcou 21 gols na última temporada (15 deles no Espanhol) e rechaçou, como num tiro de meta, a sua fama de “bad boy”, amealhada nas passagens anteriores por Ponte Preta e São Paulo. Na temporada 2007/08, o centroavante barbarizou: em 30 jogos, marcou 24 gols na Liga do país.

Continua depois da publicidade

:: VÍDEO: confira gol de “Fabuloso” pelo Sevilla contra o Barça, na última temporada:

GAJO DE SUCESSO – NOS CLUBES

Disputando o segundo Mundial, Cristiano Ronaldo, 25 anos, nem deve mais assistir pela TV às convocações de Queiroz. Desde o já referido ano de 2003, ele é presença certa no time luso, já disputou 74 jogos. Se no número de partidas ele vence fácil Luís Fabiano, o mesmo não se pode dizer a respeito da média de gols. Marcou apenas 27. Seu gol contra a Coreia do Norte desmontou um extenso jejum de oito partidas, ou 15 meses, sem marcar pela seleção. Longe do estereótipo de mau garoto, Cristiano Ronaldo é conhecido também pelos gols que marca fora de campo – com as mulheres.

Sua trajetória em clubes conta com resultados mais expressivos e muitos gols – alguns golaços. Já foi artilheiro do campeonato inglês e da Liga dos Campeões pelo Manchester United. Pelo Real Madri, atual clube, marcou 26 gols no último campeonato espanhol – superado apenas por Messi e Higuaín. Tanto êxito já o alçou ao posto que um jogador mais pode almejar, em termos individuais: em 2008, foi eleito pela Fifa o melhor do mundo.

:: VÍDEO: ainda no Manchester, Ronaldo fez um dos gols mais bonitos da Champions League, na edição 2008/2009:

:: CONFRONTO DIRETO: Retrospecto fabuloso

Os dois atacantes já se enfrentaram pelas seleções. Foi em 2008, em amistoso disputado em Brasília. Luís Fabiano brilhou: fez três gols no chocolate sobre os portugueses: 6 a 2. Cristiano Ronaldo passou em branco no placar.

Continua depois da publicidade

>>> Quem vai se dar melhor no duelo desta sexta-feira? Para ajudar no palpite, compare as carreiras, números e gols dos jogadores:

Nome: Luís Fabiano Clemente

Data e local de nascimento: 08/11/80, em Campinas

Posição: centroavante

Altura/peso: 1,83m / 78kg

Primeira convocação: 2003

Jogos pela seleção: 40

Gols pela seleção: 27

Títulos pela Seleção: Copa América (2004) e Copa das Confederações (2009, como artilheiro)

Gols/jogos na Copa da África: 2/2

Clubes: Ponte Preta, Rennes, São Paulo, Porto e Sevilla (atual)

Gols/jogos no último Espanhol: 15/23

Gols/jogos na última Champions League: 2/6

Nome: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro

Data e local de nascimento: 05/02/85, em Funchal, Portugal

Posição: atacante

Altura/peso: 1,84m / 78kg

Primeira convocação: 2003

Jogos pela seleção: 74

Gols pela seleção: 23

Gols/jogos na Copa da África: 1/2

Clubes: Sporting, Manchester e Real Madri (atual)

Gols/jogos no último Espanhol: 26/29

Gols/jogos na última Champions League: 7/6

Fotos: AFP