O paulistano Luís Carlos Amorim, da equipe Scott/Fadenp/São José dos Campos, faturou o título do 18º Torneio de Verão de Ciclismo, em São Paulo. O ciclista de 25 anos de idade confirmou a sua superioridade na prova de contra relógio individual, neste domingo, dia 15, em Santos, pela manhã, e, no início da tarde, precisou apenas administrar a última etapa, a prova de resistência, para comemorar o resultado. A 18ª edição, que reuniu cerca de 300 atletas, teve cinco etapas, num total de 436 quilômetros.
Continua depois da publicidade
A grande novidade deste ano foi a classificação por tempo na categoria elite masculina. O campeão foi o mais rápido na soma de todas as provas. Até o ano passado, o título era decidido por pontos. O dia decisivo contou com as duas etapas na Avenida Portuária, feitas sob muito calor, um sol forte e algumas pancadas de chuva na parte da tarde.
Logo cedo, os competidores enfrentaram um contra relógio de 12 quilômetros que foi determinante na definição do título. Luís Amorim, que havia vencido as três últimas provas importantes do gênero no território nacional (o título brasileiro e as etapas da voltas de Santa Catarina e do Estado de São Paulo) foi novamente o mais rápido.
Ele completou o trajeto em 15min13s, com 14s de vantagem sobre o seu companheiro de equipe, o catarinense Soelito Gohr. Com a vitória, ele pulou da 30ª colocação para a liderança do ranking, com quatro segundos de vantagem sobre Marcos Novello (São Lucas/ Mônaco/ Americana) e foi para a disputa final, com 120 quilômetros, “protegido” por sua equipe.
– Eu vim aqui para brigar. Sabia que tinha chances por causa do contra relógio. É uma prova muito dura, você pedala o tempo todo sozinho, só com a sua bike e tem de fazer muita força. Agradeço à minha equipe, que fez um trabalho muito bom na última etapa, para que eu ficasse com o título – disse Luisão, como é conhecido.
Continua depois da publicidade
A última etapa teve um final emocionante, com todo o pelotão chegando compacto. André Grizante (Extra-Caloi-Suzano), no sprint final, garantiu a sua segunda vitória na competição. No ranking, o Luisão somou 9h37min19s. Novello foi o vice, a quatro segundos do campeão, e Breno Sidotti, outro atleta da Scott/Fadenp/São José dos Campos, ficou em terceiro lugar, nove segundos atrás.
O time do Vale do Paraíba mostrou grande força, garantindo, ainda, a quarta e a décima colocações, com Soelito Gohr e Valcemar Justino. O quinto colocado foi Elivelton Pedro, também de Americana, a 15s.
Na disputa por equipes, a Scott/ Fadenp faturou o título, com 29h02min24s, deixando a São Lucas/ Mônaco em segundo lugar, a 31s e a Memorial-Santos na terceira colocação, 1min13s atrás. A Extra-Caloi, que venceu quatro das cinco etapas, foi a quarta colocada, a 2min21s da campeã.