Para quem gosta de conhecer lugares históricos, Laguna, no Sul de Santa Catarina, é um destino imperdível. Com 348 anos, a terceira cidade mais antiga do Estado foi palco de momentos importantes para o país, como o Tratado de Tordesilhas e até desdobramentos da Revolução Farroupilha.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Monumento de Tordesilhas

A disputa de terras recém descobertas deu origem ao Tratado de Tordesilhas em 1494, acordo firmado entre portugueses e espanhóis. O “novo mundo” foi dividido em duas partes por meio de uma linha imaginária.

E essa linha passava por Laguna. Hoje, esse marco importante da história pode ser visto por meio do monumento do Tratado de Tordesilhas, localizado no Centro do município, próximo à Prefeitura.

FOTOS: Como e quando visitar os museus de Laguna, no Sul de SC

Continua depois da publicidade

Museu e Casa de Anita

Laguna é a terra da revolucionária catarinense Anita Garibaldi. O museu que leva o seu nome exibe objetos que narram a trajetória de Anita e seu papel na história brasileira, especialmente na Revolução Farroupilha.

Além disso, outro ponto turístico para quem quer saber mais sobre a heroína é o museu Casa de Anita. O espaço, instalado no Centro Histórico, é o um dos lugares onde a guerreira morou durante sua vida.

Centro Histórico

Outro lugar que proporciona uma viagem no tempo é o Centro Histórico de Laguna, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1985. O conjunto arquitetônico tem origem na colonização açoriana.

São cerca de 600 imóveis tombados. Entre eles, o Museu Anita Garibaldi, a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos e o Marco do Tratado de Tordesilhas.

Continua depois da publicidade

Farol de Santa Marta

Um lugar que une história com as belezas naturais de Laguna. Cercado pelo mar, o Cabo de Santa Marta guarda o maior farol do mundo construído com óleo de baleia. A estrutura foi inaugurada em 11 de junho de 1891.

À noite com o céu limpo, o alcance luminoso passa de 85 quilômetros. Atualmente, o radiofarol é administrado pela Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna.

Cine Teatro Mussi

O emblemático Cine Teatro Mussi abriu as portas pela primeira vez em 1950. A inauguração ocorreu em 17 de dezembro daquele ano, com a exibição do filme “A Valsa do Imperador”.

Patrimônio Histórico Cultural do Iphan, o espaço recebe peças de teatro, sessões de cinema e apresentações culturais.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos lugares históricos

Leia mais

Conheça Forquilhinha, a cidade “mais alemã” do Sul de Santa Catarina

Paleotocas: onde conhecer túneis cavados por preguiças gigantes em SC