A adaptação dos serranos ao frio faz com que alguns lugares como hotéis e restaurantes não estejam tão preparados para receber os turistas da forma mais confortável. Mas há atenção de empresários a esse ponto, e estabelecimentos mais bem equipados para aquecer os visitantes ganham destaque na Serra.
Continua depois da publicidade
As pousadas de altitude, campeãs em conforto em Urubici, são exemplo de preocupação com o bom atendimento ao turista. Possuem ambientes climatizados e boas opções gastronômicas para que seja possível curtir o inverno com o charme que envolve a estação.
Vindos de Brasília, os aposentados Kolmar Charles Teixeira e Maria Regina Tonieto visitaram a Serra catarinense há 20 anos e retornaram na semana mais gelada do ano até então para experimentar novamente a sensação de frio.
Leandro Puchalski: O que explica termos o inverno mais frio do Brasil
Continua depois da publicidade
Frio da Serra de SC é tão atrativo aos moradores quanto aos turistas
— Houve uma evolução visível na infraestrutura ao turista, mas ainda há o que avançar — avaliam.
A avaliação geral dos turistas que circulam pela Serra é de que há a necessidade de uma diversidade maior em restaurantes e em lojas, principalmente de souvenirs e artigos típicos da região.Em concordância com eles está o empresário Eniovan José de Oliveira Junior, que administra uma pousada de altitude em Urubici. Há 10 anos a família fez o investimento na cidade visando qualificar o serviço para os turistas:
— Muitos empresários estão enxergando oportunidades de melhorias que ainda faltam aqui na Serra e assim a região vai se qualificando para o turismo.
Parceria entre público e privado
Para o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de SC, Filipe Mello, a parceria entre iniciativas públicas e privadas é que vai alavancar ainda mais o turismo na região.
— A melhoria na infraestrutura é fundamental e vem de duas formas, a privada e a pública, e uma depende da outra. O empresário só investe se perceber investimento público, e isso acontece se tiver mais interesse turístico — entende.
Segundo o secretário, melhorias em infraestrutura estão sendo realizadas pelo Estado principalmente nas rodovias que ligam os municípios serranos. Estão em execução obras entre São Joaquim e Painel, Painel e Lages, e São Joaquim e Bom Jardim da Serra, somando mais de R$ 150 milhões investidos. Mas o estado de conservação das estradas ainda é apontado pelos turistas como um ponto de alerta importante, além da sinalização dos pontos turísticos e atendimento dos visitantes nestes pontos.
Continua depois da publicidade