Bom Retiro recebeu este nome quando Antonio Marques Arzão estava abrindo a estrada entre Florianópolis e Lages. Ele se deparou com as terras de campo em cima da Serra e, maravilhado pela beleza do lugar, disse: “este é um lugar bom para o descanso, este é um bom retiro”.
Continua depois da publicidade
Emancipado em 1923 de Palhoça, agregava parte de Urubici e os municípios de Alfredo Wagner, Ituporanga e Petrolândia. O auge da economia se deu na década de 50 através da extração de madeira (pinheiro araucária). Com o término do ciclo madeireiro, a cidade sofreu uma decadência econômica, obrigando parte da população a mudar de cidade.
Com a abertura da rodovia BR-282, a cidade ganha novo impulso e a economia volta a pulsar através da extração de pinus, plantio de cebola, maçã e vime. Bom Retiro se destaca no cenário nacional como maior produtor de vime e melhor maçã da variedade gala.
Os investimentos rurais em reflorestamento estão perdendo espaço para uma nova cultura que está revolucionando o mercado agrícola no município: o plantio de soja. Os altos preços praticados no mercado mundial servem como incentivo aos produtores se dedicarem ao plantio desta cultura. Fato marcante são os investimentos em hortaliças promovidos por agricultores do litoral, que sobem a Serra nos meses de verão e realizam grandes plantações de hortigranjeiros.
Bom Retiro se destaca dos demais municípios por ter o ponto mais alto do Estado, o Morro da Boa Vista, com 1.827 metros, localizado no Campo dos Padres.
Continua depois da publicidade
A miscigenação entre portugueses, italianos e alemães formou a raça de um povo trabalhador e hospitaleiro. Bom Retiro, com suas largas avenidas, começa a trilhar um novo caminho, embalado por municípios vizinhos, despertando para um novo filão econômico: o turismo.
Hotéis-fazenda e pousadas oferecem a boa gastronomia, passeios a cavalo e, mais recentemente, novos investimentos se destacam na área: o enoturismo, ecoturismo e implantação de campos de pouso de aviões, que já somam dois no município.
Albino Gonçalves Padilha, prefeito
“O paraíso da Serra Catarinense. Como o nome já diz, um bom lugar, de povo acolhedor, ordeiro e trabalhador.”
:: Saiba mais
? População: 9.090 habitantes
? Localização: Serra Catarinense, a 80 km de Lages;
? Emancipação: 04/10/1922;
? Área: 1.055,50 km²
? Características: economia é baseada na fruticultura, agricultura, pecuária, apicultura e setor têxtil
Continua depois da publicidade
? Atrativos: turismo rural, ecológico e festas típicas.
? Pontos Turísticos: Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, Museu da Memória dos Imigrantes Alemães Johann Deucher, Calçada de Pedras (construída em 1792), Paleotocas, Campo dos Padres, Cachoeiras, Morro da Boa Vista, Cavalgadas e Festa do Churrasco
? Curiosidades: em Bom Retiro está localizado o Morro da Boa Vista, cujo topo, a 1.827 metros acima do nível do mar, é o ponto mais alto de Santa Catarina.