A 31ª Oktoberfest rendeu lucro de R$ 1,7 milhão, valor 60% maior que o registrado no ano passado. O balanço da festa foi divulgado ontem de manhã em coletiva de imprensa na Casa do Comércio, onde também foi divulgada uma pesquisa com perfil de visitantes e turistas. A intenção da Vila Germânica é investir o valor na Vila de Natal, na infraestrutura da próxima edição da festa e no projeto executivo do Centro de Convenções que ficará no setor 3 do parque.
Continua depois da publicidade
– Nós queremos que o projeto executivo do Centro de Convenções seja pago com este dinheiro, faltando apenas a autorização do prefeito. Isso é fundamental para diminuir a sazonalidade da hotelaria do município. Temos que aumentar a permanência do turista também na cidade – explica o secretário de Turismo e presidente da Vila Germânica, Ricardo Stodieck.
Leia mais
:: Pancho: Oktober atrai mais blumenauenses e menos turistas
O objetivo da secretaria de Turismo é investir em eventos como Oktoberfest, Sommerfest e Festival da Cerveja, já que o retorno financeiro é mais rápido tanto para o setor hoteleiro quanto para o parque. Apesar dos planos serem limitados à Vila Germânica, o secretário reconhece que faltam outros pontos turísticos na cidade para a maior permanência dos turistas em Blumenau. Para fomentar o setor, a secretaria de Turismo pretende ampliar a oferta de atrativos em outras regiões da cidade:
Continua depois da publicidade
– Temos de investir na infraestrutura na Vila Itoupava e da Nova Rússia. Uma ideia que temos é levar o Museu da Cerveja para o distrito para atrair o turismo nessa região. A rota das cervejarias também é uma prioridade nossa no ano que vem.
O início da edição em 2015 está marcado para 7 de outubro e a festa segue até o dia 25.