Meu estilo musical

Publicitário por formação e artista plástico por escolha, Luciano Martins é conhecido pelas figuras lúdicas, simples e alegres que estampam seus quadros. Além da pintura, colabora com instituições filantrópicas, criando por exemplo a identidade visual do Outubro Rosa. Recentemente começou a receber em sua galeria visitas de escolas, o que proporciona a muitas crianças o primeiro contato com a arte. Para comemorar os 15 anos de carreira, em 2015 ele realizará uma exposição retrospectiva no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e exibirá um documentário inédito sobre sua trajetória.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Emerson Gasperin: críticas e dicas musicais

Continua depois da publicidade

O som e minha galeria

Eu sou uma salada mista. Escuto realmente de tudo, depende do dia e da hora. Sempre pinto escutando música. Aqui na galeria é rádio na Itapema ou um CD que tenha a ver com o meu momento. Durante o dia, quando consigo pintar e ter um tempo só meu, ouço mais música clássica, como Bach. Com a pressão subindo, no final da tarde é jazz clássico – Billie Holliday e Ella Fitzgerald – ou tangos contemporâneos com Tanghetto ou Bajofondo. E tem vezes que é anos 1980. É o que chamo de “Dia The”: The Cure, Depeche Mode, The Clash. Bandas que marcaram minha juventude e que escuto quando estou mais nostálgico.

Música marcante

Trenzinho Caipira tocado pelo maestro João Carlos Martins, em 2012. Poucas vezes parei para chorar escutando alguém tocando.

Para assistir

Curto o DVD Perfect Square, do R.E.M. Traduz também bons momentos da minha vida, da minha juventude, quando comecei a vir para Santa Catarina, mas ainda morava em Porto Alegre.

Continua depois da publicidade

Não pode faltar

:: PARA PINTAR

Delicatessen, charmosa banda de Porto Alegre

:: PARA CURTIR COM AS FILHAS

Quando entram no carro, elas que comandam. A mais velha, de 18 anos, gosta muito de Ira!, que eu também adoro.

:: PARA MUDAR O MUNDO

Imagine, John Lennon

:: PARA VIAJAR

John Mayer

Uma banda

U2 me acompanhou a vida inteira. Acompanho desde sempre. Esses caras fizeram parte de vários momentos importantes da minha vida.

Show inesquecível

Eu tive a oportunidade de trabalhar durante uns dois ou três anos na biografia do Roberto Carlos, da editora Toriba. Criei o projeto gráfico inicial. Na época estava superenvolvido e fiquei muito fã. Fui ao show de 50 anos de carreira dele em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Fiquei na primeira fila do Roberto Carlos. Aquilo me marcou.

Continua depois da publicidade