As crianças são grandes consumidoras das estampas de Luciano Martins que embelezam produtos de marcas como Uatt? e Cacau Show. Hoje são mais de mil licenciamentos. Os pequenos também foram os primeiros a confirmarem presença na mostra, somando pelo menos mil que irão com escolas.
Continua depois da publicidade
– Eu não quero agradar ao crítico de arte, quero agradar às pessoas. Essa coisa de democratizar (a arte) é verdadeira. As pessoas me escrevem contando que compraram o primeiro Luciano Martins. Quando falam, imagina-se um quadro, né? Quando vejo, é uma caneca. Eu acho que o artista tem que estar onde o povo está.
Leia também:
Luciano Martins comemora 15 anos de carreira com exposição
Continua depois da publicidade
Troque sua capa no Facebook por um desenho de Luciano Martins
Outro expoente da arte lúdica, Romero Britto serve de comparações às obras de Luciano. Mas, apesar de trabalharem com o mesmo universo, o artista rejeita as ligações:
– As pessoas falam, mas eu acho que elas têm pouquíssimas referências de artistas brasileiros. Se você perguntar, sem ser Romero Britto, elas vão demorar. Não vão lembrar.
Luciano prefere se amparar nos elogios que recebe. Aos críticos resistentes, o recado é só um: desarme-se.
Continua depois da publicidade
– O desarme-se é uma coisa que eu fiz exatamente para os críticos. É para as pessoas curtirem a exposição, para conhecerem meu trabalho. Tem gente que acha que conhece, mas não conhece – conclui.
Agende-se
O quê: Exposição Comemorativa de 15 anos
Quem: Luciano Martins
Quando: de 5 a 31 de março. Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Onde: Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC) (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Continua depois da publicidade
Quanto: gratuito
Informações: (48) 3232-0823