O eclipse lunar total deste domingo (07) será o mais longo de 2025. O fenômeno, conhecido também como “Lua de Sangue”, ocorre quando a Lua entra completamente na sombra da Terra e começa às 12h28, horário de Brasília. O eclipse atingirá seu ápice às 15h12 e ocorre até às 17h55.

Continua depois da publicidade

O Observatório Nacional vai retransmitir imagens do eclipse captadas em regiões onde o fenômeno poderá ser visto, uma vez que no Brasil não será possível observar a “Lua de Sangue” nem total, nem parcialmente. A transmissão oficial começará às 12h, horário de Brasília.

Acompanhe ao vivo o eclipse lunar total

Fenômeno não será visível no Brasil

Segundo informações do Observatório Nacional, o eclipse da Lua não será visto no Brasil nem como total e nem como parcial. “Será visto somente como penumbral depois do eclipse total, com a Lua nascendo e somente no extremo leste do Brasil”, informou o Observatório.

Continua depois da publicidade

Para quem estiver em áreas onde o eclipse será visível não são necessários cuidados para observar o fenômeno, uma vez que, diferente do eclipse solar, o lunar pode ser visto tanto a olho nu quanto com o auxílio de binóculos e telescópios, sem causar prejuízos à vista.

Veja fotos

Calendário astronômico 2025: As datas da Superluas, eclipses e chuvas de meteoro