Foi decretada a prisão preventiva de um loteador clandestino nos Ingleses, em Florianópolis. Leandro Martins é réu de ação penal na qual foi denunciado por destruir floresta considerada de preservação permanente e efetuar o loteamento do solo sem autorização do poder público. O criminoso se esquivava da citação para responder à ação penal, mas à pedido pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) teve sua prisão decretada nesta quinta-feira, 26.

Continua depois da publicidade

A denúncia foi oferecida pela 32ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital e o pedido de prisão preventiva considerou que Leandro atua no norte da Ilha de Santa Catarina promovendo a supressão de grandes extensões de vegetação nativa, a canalização de cursos d’água e a abertura de vias clandestinas para, então, comercializar lotes a pessoas que passam a ocupar o local. Vale ressaltar que nenhum dos terrenos possui qualquer título de propriedade ou autorização do poder público.

O acusado faz parte de um grupo de criminosos que atua no norte da Ilha promovendo loteamento irregular de solo, entre outros crimes ambientais, e é investigado em outros casos nos bairros Vargem do Bom Jesus e Vargem Grande. Além disso, Leandro Martins responde, ainda, à ação civil pública para recompor os danos ambientais e urbanísticos causados por sua conduta ilegal.