Um dos lotes da Coronavac suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi distribuído para cidades catarinenses. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), 293 doses foram encaminhadas para as Centrais Regionais de Rede de Frio de Lages (40), Xanxerê (252) e Chapecó (1).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A Anvisa informou neste sábado (4) que suspendeu por meio de medida cautelar pelo menos 25 lotes da vacina da Coronavac. Com a ação, fica proibida a distribuição e uso das doses envasadas em um local que não foi aprovado pelo órgão.
Até o momento a Dive/SC identificou apenas um lote em SC dos que foram suspensos pelo órgão de controle. O montante com 2.100 doses foi entregue no dia 27 de julho. Desse total, 293 foram distribuídos e 1.807 seguem armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio.
A distribuição de vacinas contra Covid-19 em Santa Catarina acontece por meio de centrais regionais. São 17 ao todo. Os municípios retiram os imunizantes desses locais e levam para seus próprios postos de vacinação.
Continua depois da publicidade
A Dive/SC não informou quais cidades retiraram essas vacinas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que aguarda uma nota de orientação do Ministério da Saúde (MS) sobre o protocolo a ser adotado em relação as pessoas que possivelmente tenham recebido doses dos lotes suspensos.
As demais doses que seguem armazenadas, segundo a Dive/SC, não serão distribuídas até o Estado receber novas orientações.
> Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?
Neste sábado (4) a Dive/SC distribuiu vacinas da CoronaVac para 129 cidades de Santa Catarina. As doses não são dos lotes suspensos. Elas estavam armazenadas para serem utilizadas como segunda dose (D2), e tiveram a distribuição adiantada com a confirmação de envio de novas doses pelo Ministério da Saúde.
Medida não deve causar alarmismo, diz Butantan
Em nota, o Instituto Butantan informou que “a medida da Anvisa não deve causar alarmismo” e que o próprio instituto alertou a agência por “extrema precaução”.
Continua depois da publicidade
O instituto disse ainda que “convida a cúpula da Anvisa para voltar a conhecer as instalações das fábricas da Sinovac” na China.
Leia também
Efeitos colaterais da CoronaVac; veja as reações mais relatadas
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac