Uma lontra rara foi encontrada morta após ser atropelada em Jaraguá do Sul. A espécie adulta e de sexo masculino foi encontrada às margens de um riacho e recolhida pela equipe de resgate da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) na manhã desta quarta-feira (15).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Assim que chegaram na Rua Adolfo Antônio Emmendoeffer, no bairro Rio Molha, a equipe já encontrou o animal morto. A lontra é da família mustelidae, a mesma de espécies como furão e da irara.
De acordo com o biólogo Christian Raboch, que atendeu a ocorrência, um dos fatores que explicam a raridade do animal na região é a proporção de resgates. Das 2.500 espécies encontradas pela Fujama, apenas três lontras foram recolhidas.
— É um animal que vive mais dentro do rio, então, é difícil as pessoas avistarem a lontra. Também é difícil o animal sofrer algum acidente ou trauma — explica.
Continua depois da publicidade
Por causa do atropelamento, o biólogo alertou sobre os cuidados a serem tomados pelos motoristas em pistas ocupadas pela mata.
— Jaraguá do Sul tem praticamente 40% do seu território com cobertura vegetal com uma rica biodiversidade de fauna e flora. Por isso, é necessário respeitar os limites de velocidade e as sinalizações que indicam ponto de travessia de animais silvestres — recomenda.
Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também:
Aumento de 251% em focos de mosquito da dengue atinge Guaramirim
Abordagem a furgão revela contrabando de toneladas de camarão argentino na BR-101
Jorginho recebe pedido para nova delegacia contra crimes cibernéticos em Joinville