Longas filas e horas de espera marcaram a manhã deste domingo (2) nas seções eleitorais de Santa Catarina. Houve registro de demora em locais de votação de todas as regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Em Blumenau, por exemplo, eleitores que estavam na Universidade Regional (Furb) demoraram cerca de duas horas e 30 minutos para votar. Na cidade, o candidato ao governo de Santa Catarina pelo PT, Décio Lima, também ficou uma hora na fila, esperando para depositar o seu voto no Senac, no bairro Ponta Aguda.
> AO VIVO: acompanhe o dia de votação das Eleições 2022 em Santa Catarina
Situação parecida ocorreu com o candidato ao Senado do PL, Jorge Seif. Ele ficou cerca de uma hora e 30 minutos na fila na Univali, em Itajaí, onde votou ao lado do filho.
Continua depois da publicidade

Também houve registros de fila em várias seções eleitorais em Florianópolis, como na escola Almirante Carvalho, no bairro Coqueiros, no Cefid, Colégio Nossa Senhora de Fátima, no bairro Estreito. Em São José, no bairro Barreiros, também houve fila na Universidade Estácio, e na EEB Professor Laércio Caldeira de Andrada.
> Eleições 2022: dados mostram como a votação será histórica
No Norte, em Joinville — maior colégio eleitoral do Estado — também há registro de fila. Na Escola Municipal Virgínia Soares, no bairro Floresta, eleitores relataram demora de cerca de uma hora para votar.
Filas também foram registradas em Chapecó, no Oeste, principalmente na Unochapecó, principal ponto de votação da cidade.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-sc), o motivo para a demora é a quantidade de candidatos em que a população deve votar. Isto porque, como são cinco votos, o eleitor acaba demorando um tempo maior na urna no momento da votação e a orientação é para que os mesários não apressem o eleitor que estiver na cabine.
Continua depois da publicidade
Em outros pontos de votação, a demora, segundo os mesários, era porque eleitores tinham que repassar a “colinha” do celular para o papel, já que é proibido levar o aparelho até a urna.
— Inicialmente, a gente atribui essas filas ao alto comparecimento da população e à questão do procedimento humano mesmo. São cinco votos, então as pessoas podem estar demorando mais tempo para votar — diz Álvaro Sampaio, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
A votação segue durante a tarde e vai até as 17h, no horário de Brasília. O tribunal afirmou que, após as 17h, aqueles que ainda estiverem na fila para votar, vão receber uma senha de espera para depositar o voto.
A previsão é de que mais de 5 milhões de catarinenses participem das eleições neste domingo — número 8% maior que em relação a 2018.
Continua depois da publicidade
Acompanhe a live de cobertura das Eleições 2022
Leia também:
Confira as pesquisas eleitorais Ipec/NSC para governador, senador e presidente