As centenas de famílias que tiveram suas casas danificadas pela tempestade de granizo em Lages, na Serra Catarinense, passarão a receber lonas e telhas mediante cadastramento. A decisão foi tomada pelo prefeito Elizeu Mattos e pelo governador Raimundo Colombo para organizar a distribuição e evitar que cidadãos realmente necessitados sejam prejudicados pela ação oportunista dos que não precisam receber os materiais.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

::: Com 100 mil pessoas afetadas por temporal com granizo, Lages decreta calamidade pública

Após a fila que se formou das 16h de segunda às 9h desta terça no terminal rodoviário da cidade, onde fica a sede da Defesa Civil, os moradores foram orientados a voltar para as suas casas, onde serão visitados por equipes da prefeitura que avaliarão os danos e as necessidades de cada caso.

Até o início da manhã haviam sido entregues 260 rolos de lona com 800 metros quadrados cada para cerca de cinco mil pessoas, e pelo menos outros 150 serão destinados a mais duas mil pessoas.

Continua depois da publicidade

No fim da tarde devem chegar a Lages duas carretas com 20 mil telhas de fibrocimento enviadas pela Defesa Civil estadual. O material será distribuído nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) instalados em vários bairros da cidade.

Telhados das casas foram destruídos pela chuva de granizo Foto: Cristiano Estrela / Agência RBS