Sob um intenso sol de outono, cerca de 100 mil pessoas, entre elas várias famílias com crianças, aproveitaram o sábado e o domingo do segundo festival de rock Lollapalloza em Santiago, que reuniu 60 bandas de todas as correntes musicais.
Continua depois da publicidade
Pelo segundo ano consecutivo, o tradicional festival – com mais de 20 anos de trajetória – foi realizado no Parque O’Higgins de Santiago, um imenso pulmão verde no centro de Santiago, onde foram montados cinco palcos diferentes que funcionaram em paralelo. Em um deles, havia o ‘Kidzapalooza’, dedicado às crianças, por onde passaram diversas bandas infantis, permitindo que pais e mães desfrutassem a música junto a seus filhos.
Este ano o ponto forte foi a apresentação de ’31 minutos’, um famoso programa infantil de marionetes chilenas que foi exibido em vários países da América Latina, e que, pela primeira vez, fazia uma apresentação ao vivo de suas músicas.
Outras atrações chamavam a atenção dos presentes: um stand que permitia tirar fotos com uma enorme câmera e um outro em que um imitador de Elvis Presley realizava casamentos no estilo da cidade de Las Vegas. Em outros setores, foram instalados vários locais de venda de comida e bebida, que não foram suficientes para atender às quase 100 mil pessoas que o festival reuniu em dois dias, cerca de 20% a mais que em 2011, segundo a organização.
O grande evento, que incluiu centenas de visitantes de países vizinhos como Brasil, Argentina e Equador, garante sua continuidade para o próximo ano.
Continua depois da publicidade
“O festival veio para ficar no Chile, essa é a projeção que temos, que fique por muitos anos”, disse Sebastián de la Barra, produtor chileno do evento.
Depois de duas décadas, o festival emigrou, no ano passado, pela primeira vez dos Estados Unidos para Santiago. Depois do sucesso, foi projetada uma nova edição na capital chilena e outra no Brasil, para onde seguirá na próxima semana.
Em Santiago a extensa lista de atrações é encabeçada pelo Foo Fighters, banda americana liderada por Dave Grohl, baterista da mítica banda Nirvana, que encerrava o festival na noite deste domingo. Também se destacaram a participação dos roqueiros britânicos Arctic Monkeys e a cantora irlandesa Bjork, que na noite de sábado realizou uma tecnológica apresentação que incluiu 29 dançarinas no palco.