Um Natal com muitos prêmios. Esta é a grande promessa dos lojistas para a principal data do comércio varejista. Em Joinville, o consumidor pode terminar o ano com um Renault Duster ou um Mini Cooper na garagem e arrisca-se a ganhar um kit de prêmios, composto por geladeira, máquina de lavar louça, cama, televisão, fogão, micro-ondas e outros eletrodomésticos.

Continua depois da publicidade

A fórmula do comércio de rua e dos shoppings para 2012 consiste em oferecer uma premiação atraente e cupons com valor mínimo de compra a partir de R$ 50,00 (veja mais na próxima página).

Para estimular ainda mais os comerciantes, a CDL e o Sindicato do Comércio Varejista realizam a Campanha Natal Premiado. Além de prêmios para os consumidores, vai sortear um carro zero quilômetro e cinco netbooks para os lojistas. Aqueles que tiverem a sorte de fazer a venda aos compradores premiados também ganharão vales-compras.

O comércio já se organiza. Jefferson José da Costa, gerente de uma loja de roupas no Joinville Garten Shopping, aumentará seu estoque de 3 mil peças por mês para 8 mil peças, em dezembro, para atender à expectativa de 15% de aumento nas vendas.

Continua depois da publicidade

Na franquia de uma loja de aparelhos eletrônicos, o gerente Ivonei Gomes da Silva já está fazendo entrevistas para contratação de novos funcionários. A meta é passar de sete para 12 colaboradores, pensando na procura de celulares.

– Vamos dobrar o estoque de aparelhos -, anima-se.

Os estabelecimentos capricham na definição de atrações e na decoração para atrair clientes, e como não existe Natal sem Papai Noel, a chegada do Bom Velhinho é o ponto alto da programação do comércio. Até lá, a cidade já começa a entrar no clima natalino com a arrumação de vitrines e oferta de artigos natalinos para decoração das casas.

Aderbal Manoel Esídio, 65 anos, mostrou que já está no clima. Na última quarta-feira, dedicou a tarde para passear com sua neta Ana Laura, 3 anos, pelo shopping. Visitou algumas lojas de olho na lista de presentes e encantou a pequena Laura com a decoração de Natal.

Continua depois da publicidade

Salário em alta anima lojista

Os comerciantes estão confiantes que o Natal 2012 vai superar as vendas do ano passado. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) projeta um crescimento de 5% sobre o mesmo período do ano anterior.

O gerente de planejamento da entidade, Renato Barcellos, diz que o otimismo reflete o maior poder aquisitivo do trabalhador proveniente do ganho real de 10% do salário mínimo este ano, o incentivo ao crédito e o estímulo proporcionado pelo recebimento do 13º salário.

Ainda que a inadimplência no comércio nacional tenha crescido, em outubro, 4,74% em comparação com o mesmo período do ano passado e Santa Catarina tenha registrado aumento de 4,5 pontos percentuais no endividamento em setembro, Barcellos não acredita que este fator influencie o comportamento do consumidor no Natal, uma vez que somente 9% dos inadimplentes não possuem condições de saldar a dívida.

Continua depois da publicidade

O Sindicato do Comércio de Joinville e Região não arrisca um percentual de elevação dos negócios, mas projeta expansão nos negócios. Otimismo que não se compara aos lojistas dos shoppings. A coordenadora de marketing do shopping Cidade das Flores, Eloísa Hobold, prevê 15% de aumento nas vendas especialmente de vestuários, perfumaria e eletrônicos.

No Garten Shopping, o superintendente Geraldo Bernardes espera que o Natal eleve ainda mais o crescimento das vendas verificado ao longo do ano por conta do processo de consolidação do empreendimento em Joinville.

– Esperamos crescimento de 25% nas vendas em dezembro -, afirma.