Lojistas do Shopping Paseo, atualmente administrado pelo Grupo Carrefour, ficaram surpresos e preocupados ao receberem um aviso sobre o fechamento do espaço, em Joinville. O empreendimento é um dos mais tradicionais cidade. Os comerciantes devem deixar o local até 19 de março. 

Continua depois da publicidade

Clique para entrar na comunidade do WhatsApp

Os empresários afirmam que foram avisados através de um e-mail, mas sem detalhes se o local foi vendido, o que será feito, etc. Uma das comerciantes é Tatiele Cândido, gerente de uma loja de roupas que está há sete anos no shopping. De acordo com ela, a situação ficou complicada com o aviso recebido pelos atuais administradores. 

— Muitos lojistas não têm para onde ir. Vamos ter que buscar outra sala, reformar, fazer outro investimento. É uma preocupação. Não é do dia para noite que pode acontecer isso. A administração do local não ofereceu outro plano — explica. 

Veja fotos antigas do Shopping Paseo

Continua depois da publicidade

Já Daniele Huida, proprietária de uma loja de sapatos, inaugurou o negócio próprio há seis meses, investiu R$ 400 mil e tinha um contrato de cinco anos com o shopping. O sonho em conjunto com a irmã foi encerrado.

— Estamos esperando mais respostas. Só sabemos que dia 19 teremos que sair da sala. Estamos em choque, não sabemos o que fazer e para onde vamos — lamenta. 

O cenário é parecido para Valério Quadras, que tem uma sorveteria e uma lotérica no local. Ele possui negócios próprios no shopping há 30 anos. O fechamento está preocupando ele.

— Atendemos uma comunidade acostumada a pagar contas, apostar na loteria, etc. Nós temos contratos com empresas para fazer o serviço. Temos máquinas, contratos e funcionários, como vamos fechar uma empresa em 30 dias? Nós estamos pedindo segurança e respeito com os comerciantes — desabafa.

Continua depois da publicidade

Conhecido principalmente como “Americanas”, o estabelecimento já abrigou, na década de 1920, a Fábrica Raimann, que produzia máquinas para madeira e encerrou suas atividades em 1986, assim como o Restaurante e Pensão Rádio. Logo após o fechamento da fábrica, o espaço foi revitalizado e deu lugar ao Shopping Americanas. 

A reportagem do AN procurou o Carrefour desde a última quinta-feira (29), mas não obteve retorno até a publicação desta notícia. 

*Com informações de Beto Lima, repórter da CBN Joinville

Leia também

Conheça 10 cafés charmosos e com “decoração de revista” em Joinville

Única LaFerrari do Brasil é emplacada em Joinville e terá IPVA de valor astronômico em 2024

Fotos de antigamente mostram como Joinville era antes de ser a cidade mais populosa de SC