Balões em formato de coração, anúncios em vermelho e várias promoções: é assim que os lojistas da Rua XV de Novembro, principal via comercial no Centro de Blumenau, esperam atrair clientes para aumentar as vendas no Dia das Mães. Apesar de muitos deixarem para comprar o presente na última hora, a movimentação de consumidores nas lojas era maior na quinta-feira, animando muitos vendedores.
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A expectativa dos lojistas de Blumenau é positiva para a data, considerada a segunda mais rentável para o comércio. De acordo com uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, cerca de 47% dos comerciantes entrevistados acreditam que as vendas deste ano serão melhores na comparação com 2018. Outros 39% responderam que o resultado deve ser semelhante ao ano passado, enquanto 14% acreditam que 2019 será pior.
Entretanto, o otimismo ainda é contido. Diversos lojistas relataram à reportagem que as vendas poderiam estar melhores, visto que o comércio local ainda não retomou os números que eram registrados antes da crise econômica. A expectativa de Helio Roncaglio, presidente da CDL Blumenau, é de aumento entre 5% e 10% no volume de vendas na maioria dos estabelecimentos.
— Vemos que o comerciante está fazendo eventos na loja, oferecendo brindes para as mães, promovendo coquetéis, enfim, um trabalho diferente. Esse pequeno investimento às vezes se transforma em um resultado muito grande, principalmente no momento em que o ticket médio das compras é baixo — analisa o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio.
Valor do presente deve ser semelhante a 2018
Outra pesquisa sobre o comércio no Dia das Mães, feita pela Fecomércio-SC e entrevistando os consumidores, indica que o blumenauense deve gastar em média R$ 172,30 com os presentes. O valor é praticamente igual ao levantamento do ano passado (R$ 172,02) e apenas 2,3% maior que 2017 (R$ 168,43).
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Conforme o levantamento, os mais procurados devem ser os itens de vestuário, com 43% da preferência dos clientes. Perfumes e cosméticos devem ser os presentes escolhidos por 19% dos entrevistados, enquanto 11% indicam que devem optar por calçados e bolsas.
— Tem crescido o número de clientes buscando presentes mais utilitários do que, por exemplo, joias e buquês de flores. Claro que todos são presentes especiais, mas percebemos que a procura tem sido maior por produtos que possam ser usados no dia a dia — destaca Andressa Carazzo, gerente de uma loja de vestuário da Rua XV de Novembro.
A pesquisa da Fecomércio também destaca que a maioria dos entrevistados (60%) deve optar por pagar os presentes em dinheiro, enquanto outros 9,3% pretendem usar o cartão de débito. O parcelamento, seja no crediário ou cartão de crédito, deve ser a escolha de apenas 20,3% dos entrevistados.
— A gente costuma dizer que o consumidor ainda está com o pé no freio, sentimos que ele está cauteloso porque não sabe como vai ficar a economia. O cenário está semelhante ao ano passado, ao menos não piorou, mas entendemos que a opção pelo pagamento à vista mostra que ainda há falta de otimismo para que o cliente compre mais — afirma o presidente do Sindilojas Blumenau, Emílio Rossmark Schramm.
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