Ismar Chaves Rodrigues acordou cedo nesta sexta-feira (4) para aproveitar as liquidações pós-Natal nos comércios de Joinville. Morador do bairro Escolinha, na Zona Sul, por volta das 6h30, o aposentado chegava ao Centro da cidade à procura de ventilador, celular e um DVD. Nesta época do ano, setores do varejo ganham mais destaque, principalmente de móveis e eletrodomésticos, por causa da troca de mostruários e showroons.

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— Eu preferi esperar passar o Natal para comprar os produtos, já nesta época do ano sempre tem bastante desconto. Consegui economizar bastante com a promoção — comemora Ismar.

Os descontos nos itens podem chegar a 70% em algumas lojas e, com os preços lá embaixo, muitos consumidores formaram filas em frente aos estabelecimentos para garantir a promoção. No setor de móveis e eletrônicos, as grandes apostas de vendas são os produtos para espantar o calor, como ventiladores e condicionadores de ar, como comprou Ismar.

As já tradicionais queimas de estoque e promoções de início de ano são as ferramentas usadas pelos lojistas para atrair o consumidor e, assim, eliminar o mostruário para incluir novos produtos e equilibrar a balança financeira.

Filas no período da manhã

Na loja Magazine Luiza, situada na rua 15 de novembro, por exemplo, as pessoas começaram a chegar por volta das 3 horas desta sexta. Quando a loja abriu, às 6, aproximadamente 100 pessoas já esperavam do lado de fora. A intensificação do movimento nesta época do ano é visto com bastante expectativa pelos comerciantes, já que promoções pós-Natal acontecem após a um mês positivo de crescimento nas vendas.

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— A expectativa é boa, dezembro foi muito um mês positivo. Em janeiro nós queremos aproveitar e trazer estes clientes para loja e atende-los da melhor forma — ressalta Michele Evaristo, gerente das lojas Colombo da rua 15 de novembro.

Fora os descontos, Michele ressalta que as condições de pagamento e parcelamento também incentivam os clientes e favorecem os negócios. As facilidades para adquirir os produtos foi o que motivou Maria de Lourdes Kotelark a procurar itens para a casa. Ela já estava na loja antes mesmo de ir trabalhar e, poucas horas depois, a mulher já saía com itens na sacola.

— Eu preferi vir antes de ir trabalhar já que a loja abre cedo e nesta época do ano é mais barato para comprar — menciona.

Previsão de melhora na economia

Além dos descontos, outro fator que pode refletir no reaquecimento do varejo é a expectativa de um novo momento econômico do Brasil. José Manoel Ramos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, afirma que no fim mês de dezembro já houve uma melhora significativa nas vendas. Para ele, o aquecimento no varejo também é alavancado pela esperança de novas políticas econômicas para o País.

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— Acreditamos que o consumidor está com mais esperança de que vamos ter um excelente 2019, isso favorece porque o cliente passa a ter mais confiança para fazer um financiamento ou parcelamento — conclui o presidente.

Aos consumidores, a liquidação pós-Natal do varejo também pode ser uma oportunidade para planejar e barganhar bons preços, já que o comércio ainda enfrenta dificuldade após a recessão de 2015 e 2016. Pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstra que nos últimos 12 meses até outubro cresceu apenas 0,6% no Estado.