Começou a temporada de liquidações das sobras de Natal nas lojas virtuais e as lojas físicas. Os descontos anunciados são significativos e chegam a 70%, incluindo artigos de vestuário, eletrodomésticos e até alimentos.
Continua depois da publicidade
É exatamente esse esforço do varejo para desovar os saldos do Natal que pode acelerar o ritmo da indústria no primeiro trimestre de 2013. Segundo a economista Jani Floriano, professora da Univille o saldão possibilita aos lojistas renovar mercadorias para priorizar os lançamentos para 2013, cumprir metas e reduzir grandes estoques.
Inspirada em saldões do comércio europeu e americano, na internet está sendo realizada a Boxing Week. Pelo segundo ano, a versão brasileira da campanha online é promovida após o Natal. Nesta edição, mais de 50 lojas virtuais liquidam mercadorias até sábado. Promovido pelo portal Busca Descontos, o mesmo que realiza a Black Friday, o Boxing Week promete descontos de até 70%.
– Tivemos o trabalho de filtrar todas as ofertas para divulgar no site apenas produtos com descontos reais -, garante o presidente do Busca Descontos, Pedro Eugenio, acrescentando que para aumentar a segurança a compra deve ser feita no site da promoção.
Continua depois da publicidade
Em novembro, o Procon de São Paulo notificou diversas empresas que participaram da Black Friday por indícios de maquiagem nos descontos quando o fornecedor eleva o preço do produto antes de colocar o produto à venda com o anunciado desconto.
– Se o consumidor for comprar fora do site, é preciso comparar se realmente o produto está em oferta -, recomenda Eugênio.
Lojas de rua e de shoppings também fazem torra-torra de seus estoques. A Colombo começou quarta-feira e termina nesta quinta um saldão de Natal, com ofertas focadas em produtos selecionados – das linhas de eletrodomésticos, informática, televisores e móveis.
Continua depois da publicidade
Nas Lojas Salfer, a queima de estoques “Eu vi primeiro” será realizada nesta quinta e sexta. Segundo a empresa, as lojas vão oferecer descontos de até 70% nos itens de estoque e mostruário. A expectativa é faturar 10% a mais com a promoção de 2012 em relação ao ano passado. Além dos preços mais baixos, a Salfer aposta na gratuidade na entrega e montagem dos produtos para atrair os clientes.
As Casas Bahia e o Pontofrio começaram quarta-feira a campanha de saldão de Natal, as duas válidas até o dia 31 de dezembro. Todas as lojas estarão com produtos novos a preços de saldo e descontos variáveis conforme a linha de produto, com planos sem juros e sem entrada nos cartões de crédito de todas as bandeiras.
LEIA MAIS: