Com incentivo nas vendas por conta da Copa do Mundo em novembro deste ano, as lojas devem antecipar as promoções de Black Friday, segundo a diretora de negócios do Google, Gleidys Salvanha. A pesquisa de intenção de compra dos brasileiros na data promocional foi apresentada nesta quinta-feira (29) no evento Black Friday Connections Store, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

— As grandes ofertas estão no dia, mas muitas lojas já vinham antecipando para a semana de descontos. O que a gente acredita, é que quem estava se planejando para começar uma semana antes, deve antecipar para duas semanas. Então sim, esse movimento que já vinha acontecendo nos anos anteriores, deve se intensificar neste ano — destacou a diretora do Google.

De acordo com a pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Google, 71% dos brasileiros pretendem comprar produtos na data promocional. Roupas e acessórios estão no topo da lista de desejo dos consumidores — 47% das pessoas pretendem adquirir um produto desta categoria.

Segundo Gleidys Salvanha, itens esportivos devem ter destaque por conta da Copa e passam por um período de aquecimento, antes mesmo do evento começar.

Continua depois da publicidade

— Você tem dentro da categoria de vestuário, camisas de esportes, uniformes dos times. São produtos que não teriam tanta procura se não fosse a Copa — destacou.

> Google vai identificar promoções da Black Friday com nova “etiqueta” especial; entenda

O que os brasileiros querem comprar

A pesquisa deste ano mostrou que cada consumidor pretende adquirir produtos de cinco categorias na Black Friday:

  1. Roupas e acessórios: 47%
  2. Livros e Itens de Papelaria: 43%
  3. Calçados: 38%
  4. Celulares: 38%
  5. Eltroportáteis: 33%

Continua depois da publicidade

Antecipar promoções pode ajudar lojas locais

Para a líder de comércio para médias empresas do Google, Fernanda Bronfmann, antecipar as promoções da Black Friday pode ajudar ainda no planejamento das lojas, principalmente as regionais, que têm a oportunidade de se destacar com frete mais barato e mais rápido.

— O destaque do local, pode ser um preço mais baixo, mas também pode ser um desconto no frete, ou um frete mais rápido. É uma forma do regional se destacar, para não competir com grandes redes de varejo — destacou a líder de comércio do Google.

*A repórter viajou para São Paulo a convite do Google Brasil