A rede Leroy Merlin, multinacional francesa que é líder nacional na venda de materiais para construção, abre ao público hoje a sua primeira loja em Santa Catarina. A unidade, que recebeu investimento de R$ 80 milhões, fica às margens da BR-101, em São José, ao lado do Continente Park Shopping. Conhecida por oferecer produtos de todos os padrões e preços, conta com cerca de 80 mil itens de construção, acabamento, bricolagem (faça você mesmo), decoração e jardinagem, divididos em 14 setores. Entre os diferenciais estão produtos nacionais e marca própria do exterior. O atendimento ao público será de segunda a sábado das 8h às 22h, e aos domingos e feriados, das 9h às 18h.

Continua depois da publicidade

Esta é a 32ª unidade da rede no Brasil, onde iniciou atividades em 1998. A meta é abrir mais 12 lojas, incluindo a estreia no Nordeste no ano que vem, informou o diretor geral da empresa no país, Alain Ryckeboer. Agora com base em Santa Catarina, a companhia poderá abrir mais uma loja no Estado, mas ainda não há definição de local e prazo, informaram executivos.

Segundo o diretor da empresa em SC, Flávio Hayashi, entre os diferenciais da Leroy são os serviços aos clientes como corte de madeira e vidro, cursos gratuitos, confecção de cortinas, o Espaço Projeto onde designers de interiores ajudam a fazer projetos e o Frete Expresso, em que os produtos podem ser entregues no prazo mínimo de quatro horas caso o cliente necessitar. A rede conta ainda com cartão próprio, no qual oferece preços menores e condições de pagamento em até 10 vezes.

Alain Ryckeboer destacou que diversos fornecedores da empresa são indústrias catarinenses de revestimentos cerâmicos, itens de plástico, tintas, metais, lâmpadas e outros itens. Além disso, há um grupo com cerca de 20 novos fornecedores que estão sendo desenvolvidos e poderão passar a vender para a rede também em outros estados. A Leroy atua ainda com produtos de marca própria da Europa.

Continua depois da publicidade

Na região Sul, a rede tem duas lojas no Rio Grande do Sul, das quais uma é em Porto Alegre e outra em São Leopoldo; e no Paraná, com duas em Curitiba e uma em Londrina. Em média, uma loja atende a cerca de 200 mil clientes por mês.

O controle acionário da Leroy Merlin é do gigante francês Adeo, da família Mulliez, da cidade de Lille, que também atua com supermercados e tem negócios que faturam cerca de 90 bilhões de euros por ano. Há, também, participação de sócios brasileiros. O Adeo também é dono da rede de produtos esportivos Decathlon, que abriu recentemente loja em Florianópolis, às margens da SC-401.