A paixão por vinhos fez com que jovens sócios dessem início a uma loja especializada na venda da bebida, na Rodovia SC-401, em Florianópolis, Santa Catarina. Em uma área de 1 mil metros quadrados, a equipe do EA+Studio, coordenada pelos arquitetos Darley Voltolini e Ronaldo Martins, criou um espaço que vai além da venda da bebida fermentada.

Continua depois da publicidade

Confira na galeria de fotos mais imagens do projeto

O projeto comercial ocupa os pavimentos térreo e subsolo – abaixo deste, ainda há um porão com adega para produtos diferenciados. No local, vale destacar a preservação de uma grande pedra do terreno e o piso de chão batido, que deram um ar de taverna.

Tendo como base a arquitetura preexistente, o projeto começou com uma reforma interna, mas também alterou a fachada.

– O desejo dos clientes era por um ambiente no qual pudessem sentir a atmosfera dos locais de produção de vinhos. Por isso, além de toda a área ser basicamente de exposição, há ainda um espaço para a degustação – explica o arquiteto Martins.

Continua depois da publicidade

Quando necessário, uma minicozinha gourmet no subsolo pode ser utilizada para servir frios e pratos preparados no próprio local. Mesas e bancos de madeira servem para acomodar pequenos grupos em eventos.

Segundo os arquitetos responsáveis, o projeto tem uma linguagem contemporânea:

– Investimos em soluções simples com a utilização de texturas. As paredes têm revestimentos de tijolos maciços, taipa de pedra e pintura em tons escuros, e o piso recebeu cimento queimado.

Toques singulares e planejados

As cores predominantes são escuras – cinza e preto, além do tom médio da madeira – para criar a atmosfera de uma cave de vinho.

O projeto luminotécnico teve a ajuda do cenógrafo Dário Aguiar, pois o efeito das cenas foram importantes na criação das áreas. Além da inusitada solução com caixas de papelão afixadas no forro em um dos espaços, a iluminação é focal em pontos de exposição de produtos. Os tons grafite do teto ajudaram a escurecer os cenários.

Continua depois da publicidade

No geral, o layout foi executado com elementos soltos, nada feito sob medida, para ser uma obra rápida e com tolerância para absorver as imperfeições.