Inovar nos processos internos e otimizar o atendimento online pelas redes sociais foram os caminhos escolhidos pela Megazam Moda Sport, de Xanxerê, no oeste catarinense para fortalecer as vendas. Presencialmente, a empresa já se destacava pela excelência no atendimento, tendo como diferencial a precisão das orientações, que proporcionam segurança e conforto nas escolhas dos produtos e atendam as necessidades dos clientes.

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Porém, nas vendas online a Megazam Moda Sport precisava definir processos para aumentar a efetivação das compras.

— O programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae/SC, auxiliou na organização das ideias e a acelerar a implementação dos processos. Desde então, percebemos resultados positivos da profissionalização do nosso atendimento online pelo Instagram, Facebook e WhatsApp e melhoramos nosso cuidado com esse canal de atendimento, que nos últimos meses vem sendo mais importante ainda — relata o gerente da loja Giliard Grigolo, que atua há 10 anos nesta rede de lojas.

Com a pandemia do novo coronavírus a demanda do atendimento online na loja cresceu consideravelmente.

— Implantamos a inovação para realizar um atendimento padronizado. Para isso estabelecemos processos para melhorar essa assistência virtual e criamos uma frase modelo para identificar a preferência do cliente para visualizar os produtos a partir de quatro opções: fotografia, áudio e fotografia, vídeo e vídeo chamada — relata Grigolo. As outras redes sociais – Instagram e Facebook – canalizam e direcionam o atendimento para o WhatsApp com a intenção de controle e padrão no atendimento.

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De acordo com Grigolo, o Programa ALI auxilia os participantes a terem clareza sobre os anseios de seu público-alvo tanto do que esperam na prestação do serviço quanto no posicionamento da marca.

— As metodologias estão contribuindo na efetivação das ações para obtermos níveis mais altos de satisfação nos atendimentos online, que antes não eram observados com tanto cuidado. Então, a iniciativa auxilia nesse processo de melhoria, contribuindo também para sermos mais assertivos em nossas publicações — avalia.

Ampliando resultados

Conforme a bolsista pelo CNPQ, Aline Pompermayer – que acompanha a implantação das metodologias do programa da empresa – os resultados obtidos na loja em Xanxerê têm motivado adaptações nas demais lojas do grupo, que também está presente em Concórdia.

— As ferramentas apresentadas durante as consultorias são repassadas ao diretor que avalia a necessidade de implantação nos demais estabelecimentos, como o MPV (Produto Mínimo Viável) que foi testado e aprovado pela unidade de Xanxerê — enaltece.

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Programa ALI

O programa visa auxiliar os pequenos negócios na geração de novos produtos e serviços e/ou novos modelos de negócios, de maneira que essas empresas possam se destacar em sua área de inovação. A analista técnica do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf, salienta que grande parte dos empresários envolvidos com pequenos negócios acredita que inovar exige custos elevados e equipes maiores.

— Com essa iniciativa mostramos na prática que inovar é possível e necessário para qualquer empresa, independentemente do seu porte e sua estrutura — finaliza Musskopf, destacando que o serviço é gratuito.

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