Objeto de protestos desde seu lançamento, o logotipo dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, pode estar com os dias contados em seu formato atual. Vários deputados deram sua assinatura em pedidos para que o símbolo seja reestudado. Uma das solicitações, elaborada pelo conservador Philip Davies, o logo é classificado como “infantil e ridículo, uma tentativa patéticade aparentar tendência”. O trabalhista Stephen Pound insinuou que o símbolo pode ser substituído após denúncias de que provocaria ataques epiléticos.
Continua depois da publicidade
Lançado na última segunda-feira, o logo teria provocado reações em 22 pessoas que sofrem de epilepsia. A informação foi divuldada pela Ação Epilepcia, instituição que trabalha com vítimas da doença. Um dos pacientes teria vomitado após ver a imagem multicolorida pulsando, outros cinco reclamaram de mal-estar. Em dois dias, uma petição pela internet recebeu adesão de 48.615 pessoas, mas o documento foi retirado por seu criador Jonathan Ellis.
– Decidi fechar a petição quando ficou claro que o logo estava aqui para ficar – disse, lembrando que o ocorrido pode prejudicar um pouco a reputação dos Jogos na Inglaterra: – Esta nunca foi a intenção – completou.
Para a ministra das Olimpíadas, Tessa Jowell, a questão é mais ampla.
– Não é apenas um logo de marketing, mas um símbolo que se tornará familiar, reconhecido instantaneamente e associado a nossos Jogos de várias maneiras pelos próximos cinco anos – afirmou.
Continua depois da publicidade
O apoio oficial ao desenho não convence os parlamentares. O Liberal Democrata Bob Russell apoiou uma petição que considerava o custo de 400 mil libras um ‘espetacular desperdício de dinheiro’.