A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira o resultado da revisão tarifária da Celesc Distribuição e ficou definido que as novas tarifas de energia elétrica terão uma redução média de 4,16% em relação ao valor praticado atualmente.

Continua depois da publicidade

Para os consumidores residenciais, que são atendidos em baixa tensão e representam 78,1% dos clientes da empresa, a redução média será de 2,62%. Para as indústrias e unidades comerciais de grande porte como shopping centers, o efeito médio será uma queda de 6,25% no valor da tarifa.

Diferentemente do reajuste anual, a revisão tarifária ocorre a cada cinco anos e, durante esse processo, a Aneel avalia o equilíbrio econômico-financeiro da concessionária, baseada no cenário econômico vigente e na projeção do comportamento do mercado para os próximos cinco anos.

Para esse ciclo, a Aneel também define novos indicadores de qualidade, envolvendo limites de duração e frequência das interrupções no fornecimento de energia.

Continua depois da publicidade

Leia mais sobre a economia de Joinville e região.

Metro quadrado mais caro

Pesquisa feita pelo Secovi-SC revela: o imóvel de maior valor à venda tem quatro dormitórios e custa R$ 11.219,64 o metro quadrado. Em Itajaí, imóvel com características semelhantes está valiado em R$ 10.516,77. O levantamento foi feito, também em Itapema, Lages e Rio do Sul. A entidade não fez pesquisa em Joinville.

Policiais de menos

Informação disponível no Portal da Transparência e divulgado pela Acij revela haver 10.133 policiais militares em Santa Catarina, dos quais apenas 660 estão em Joinville. Estamos em situação pior do que em 2014, quando tínhamos 688. Os números explicam a grita das entidades empresariais por mais segurança e o inconformismo com a contínua onda de roubos na cidade. Isso significa dizer que a mais populosa cidade do Estado, com cerca de 600 mil habitantes, recebe, do governo do Estado, um naco mínimo de policiais. Apenas 8% do total do efetivo está lotado em Joinville. O barulho por mais policiais e por mais câmeras de segurança continuará até que o governador Raimundo Colombo nos dê a devida atenção. Aliás, as lideranças empresariais esperam, há semanas, por audiência com Colombo. Os dados da Polícia Civil não foram disponibilizados.

Super no Garten

Nesta quarta-feira, abre ao público no Garten Shopping o Belem Empório Vó Lice, oferecendo 15 mil itens. Além da chegada desta nova operação, o shopping recentemente inaugurou e assinou contrato com outras marcas de diferentes segmentos de negócios.

Continua depois da publicidade

Entraves à duplicação

As obras de duplicação da avenida Santos Dumont avançam, mas ainda há arestas importantes a serem aparadas com proprietários de cinco áreas, onde o trâmite de doação destes espaços ao município ainda vai demorar alguns meses. As situações envolvem fatores jurídicos variados. Entre eles, casos como alienação de imóvel a banco credor num caso. Noutro, é necessário se fazer avaliação do bem para as partes acharem acordo. Numa terceira situação, há que se resolver pendências junto à Secretaria da Fazenda.

O viaduto

Se há problemas, também há boas notícias. Estão equacionados os problemas relacionados às redes de água e de gás natural no entorno de onde vai ser construído o viaduto. De tal maneira que os serviços por lá ganharão agilidade nas próximas semanas. Mesmo assim, é muito improvável que a totalidade dos serviços de duplicação da Santos Dumont termine até o fim do ano, como planeja a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Negócios potenciais

Com o objetivo de promover negócio, networking e integração entre empresas associadas, a Ajorpeme promoveu ontem mais uma edição do Café & Negócios. O evento contou com a presença de 25 empresas dos mais diversos segmentos. A fórmula aproxima interessados em conhecer atividades de parceiros potenciais. O próximo encontro será realizado em novembro.

Continua depois da publicidade

Painel SC

Joinville recebe nesta quarta-feira o Painel SC que Dá Certo, promovido pela RBS TV. O evento será realizado no auditório da Acij, a partir das 18h15. O público está convidado a ouvir histórias inspiradoras de Adriano Bornschein Silva, presidente da Catarinense Pharma; Vinicius Roveda, CEO da ContaAzul; e Dorotea Kasten, sócia e fundadora da Doce Beijo.

Desafios

A BMW vai falar sobre seus desafios em palestra que acontecerá na Acij na próxima segunda-feira.

Tecnologia

A construção de hotel em Gramado usa tecnologia Monoforte, desenvolvida pela Termotécnica. A mesma técnica construtiva foi empregada em hotel da rede Hotéis 10, na cidade de Palmas, capital do Tocantins.