A Secretaria da Fazenda de Joinville excluiu 700 empresas do Simples Nacional e já encaminhou para o domicílio tributário eletrônico junto ao portal do Simples Nacional, o termo correspondente, porque estão irregulares. A comprovação da regularização da inscrição municipal, no prazo de até 30 dias contados da ciência da exclusão, possibilitará a permanência da microempresa, ou da EPP, como optante pelo modelo tributário simplificado.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do colnista Claudio Loetz

Olimpíadas do conhecimento

Joinville vai ter centro de treinamento para alunos da Olimpíada Mundial do Conhecimento. O local está escolhido. Será no Senai Norte e será instalado para atender aos estudantes brasileiros que vão disputar o campeonato mundial da Olimpíada do Conhecimento, a se realizar em Dubai, nos Emirados Unidos, em meados de 2017. O ambiente de aprendizado técnico vai possibilitar o aperfeiçoamento dos alunos em quatro modalidades: fresagem CNC; tornearia CNC; construção de moldes e manufatura integrada. Oito alunos e seus orientadores vão praticar seus conhecimentos. As instalações já estão definidas no complexo e ficam prontas até novembro, conta o novo diretor da instituição de ensino, Marcos Hollerweger. A decisão se explica pela excelência do ensino local.

Continua depois da publicidade

Há precedentes vitoriosos. De Joinville, há três medalhistas na competição em edições anteriores. São eles Rodrigo Keller (fresagem CNC; Jackson Pereira Leite (tornearia CNC, e Dionatan Brancher (construção de moldes). Oito alunos e suas respectivas equipes de professores ocuparão o espaço.

Em outra frente, as obras dos dois institutos de inovação – um com foco em laser e outro em sistemas de manufatura – seguem com previsão para ficarem prontas em maio do próximo ano. Os novos ambientes permitirão a construção de projetos de interesse das empresas em áreas contemporâneas do conhecimento para se adequar aos tempos da indústria 4.0. e internet das coisas.

Olhar para o Sul

O organismo da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) estruturou seu plano diretor para acompanhar as necessidades de expansão da região Sul do município. Neste sentido, vai agir com mais velocidade para atender indústrias dos bairros e dos municípios de Araquari e São Francisco do Sul. O objetivo é formar profissionais qualificados, já que o crescimento da atividade econômica se direcionará, em boa parte, para este espaço geográfico. O documento prevê, então, dotar o Senai Sul de condições para cumprir este papel.

Continua depois da publicidade

Confiança cresce

A confiança do industrial catarinense registrou novo aumento em setembro. O índice atingiu 55,6 pontos e cresceu 4,5 pontos em relação ao mês anterior. Este é o melhor resultado desde março de 2013. O indicador também é superior à média histórica, iniciada em julho de 1999 (53,3 pontos). A pesquisa foi realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) com 199 indústrias. Acima de 50 pontos indica confiança e abaixo, falta de confiança na economia.

Este é um ótimo sinal para o futuro. Até o momento, os números de produção e vendas seguem ruins. O estudo ainda revela que as condições atuais da economia caminham para recuperação, mas ainda estão abaixo da linha divisória entre o otimismo e o pessimismo (46,6 pontos).

Eleição na Univille

A eleição para reitoria da Univille, marcada para o dia 27 de outubro, tem regras definidas. As inscrições das chapas podem ser feitas até amanhã, às 17 horas. A atual dirigente, Sandra Furlan, é candidata à reeleição, tendo o professor Alexandre Cidral como vice. Deve surgir outro nome para disputar o comando. O eleito terá, excepcionalmente, mandato de três anos – e não de quatro -, como habitualmente é. O motivo da decisão é para a instituição se descolar das pressões políticas e da coincidência do processo eleitoral da universidade do pleito municipal.

Continua depois da publicidade

Alvarás

Em agosto, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Joinville concedeu alvarás para 84 projetos de construção civil – entre prédios, casas, comércio, serviços, instituição, indústria, uso misto – resultando em aprovação de 46.888 m² a serem erguidos.

Milium inaugura

A rede Milium inaugurou segunda loja em Balneário Camboriú. Neste ano já abriu uma unidade em Joinville, no bairro Costa e Silva, e uma na cidade de Barra Velha. Também vai reformar em Brusque e nos Ingleses, Norte da ilha, em Florianópolis.