Há otimismo na indústria catarinense. O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, disse, em Joinville, durante a abertura da Expogestão, que Santa Catarina já iniciou o processo de retomada do crescimento.
Continua depois da publicidade
— O Banco Central estima que, nos meses de janeiro e fevereiro, a economia catarinense tenha crescido 4%, contra zero por cento da economia brasileira.
Dados do IBGE divulgados nesta terça-feira indicam que a produção industrial do primeiro trimestre subiu 5% em comparação com o mesmo período do ano passado. As exportações cresceram 17% no primeiro trimestre do ano, e a indústria de transformação criou mais de 18 mil empregos. Aparece no terceiro lugar entre os Estados que mais geraram empregos no País.
— Sem dúvida, Santa Catarina será um dos Estados que mais crescerão neste ano, prognosticou.
Em seu discurso, o governador Raimundo Colombo ressaltou que Santa Catarina é o primeiro Estado a sair da crise, depois de anos duríssimos.
Continua depois da publicidade
– A crise teve impacto muito grande e começamos a ter reações positivas. O consumo de combustíveis e de alimentos cresce, apesar de pegar uma base baixa. Tivemos em 2014 um ano terrível. 2015 foi ainda pior. E 2016 foi igual.
Destacou também:
— Nós temos de ter orgulho. Em Santa Catarina, o desemprego é de 6% — e está caindo. No Brasil, de 13%. No contexto da atratividade, o governador voltou a dizer que está aumentando a procura de empresas, ainda que de modo preliminar, em prospecção, para o Estado, o que não estava acontecendo antes.
Diferente é a visão do presidente da Facisc, Ernesto Rech, que diz que a economia não vem bem.
— Vários setores estão com poucas perspectivas no curto prazo. Precisamos de velocidade e estarmos preparados para uma gestão eficiente.
Sete frases
Estude. Trabalhe. Persista. Faça mais do que esperam de você. E não perca sua família de vista. Não deixe o medo lhe vencer. Sucesso é o que você obtém quando se levanta pela última vez. Estas sete frases levaram o astronauta Marcos Pontes (foto) ao êxito. Em sua palestra, fez relato de sua experiência pessoal e profissional. Lembrou que é essencial acreditar no seu sonho. E, mostrando trecho de um filme, ensinou:
Continua depois da publicidade
— Se você quer alguma coisa, corra atrás.
Leia as últimas notícias de Joinville e região.
Leia outras notícias de Claudio Loetz.
Futuro das cidades
Fernando Faria, diretor responsável pela liderança das soluções de governo e educação da SAP América Latina e Caribe, foi contundente em sua exposição em seminário que discutiu o futuro das cidades, durante a Expogestão:
— As novas gerações — as crianças de hoje — não serão tão complacentes com os governos. A hiperconectividade, a supercomputação e a computação em nuvem são fatores que influenciarão profundamente neste relacionamento. Caminha-se para um novo modelo governamental, orientado para o cidadão e com capacidade infinita de interação. O governo do futuro será digital por padrão, orientado a dados.
Convergência
A convite da HSM/UniSociesc, o diretor de negócios da RBS SC, Delton Batista, apresenta, nesta quarta-feira, às 17h30, o workshop “Convergência: a comunicação sem fronteiras”. O executivo vai explicar como a contemporânea revolução tecnológica e de comportamento impulsiona a indústria da comunicação e abre novas possibilidades de construção de marcas e relacionamento.
Receita e o porto
O Porto Itapoá foi certificado pela Receita Federal como operador econômico autorizado. Agora, o terminal está apto a efetivar parcerias com as aduanas do mundo, tanto por adotar procedimentos que garantam a segurança física das cargas, quanto pelo cumprimento das normas e obrigações fiscais e aduaneiras.
Continua depois da publicidade
Proximidade política
O governador Raimundo Colombo se aproximou politicamente do prefeito Udo Döhler (à direita na foto). Em sua fala no evento de abertura da Expogestão, saudou-o como “meu querido amigo”. Udo, em seu discurso, agradeceu pelas obras, numa curta frase com toque administrativo.
Patrocínio
A Caixa Econômica Federal assinou contrato de patrocínio com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil no valor de R$ 500 mil.
Voo
A Avianca faz, no dia 15, seu primeiro voo ligando São Paulo a Navegantes.
Bolsa-família
O advogado Albano Francisco Schmidt vai lançar, na Feira do Livro de Joinville, em junho, o livro “Bolsa Família – uma Análise Econômica do (Des)incentivo ao Trabalho”.
Publicação
A Ajorpeme lançou a revista “MPE”. Está no site da entidade e terá edições impressas semestrais.
Continua depois da publicidade