“E se Joinville não fechasse às 10 horas?” Este é o slogan de campanha a ser desencadeada pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Acij. Provocativa, a iniciativa é direcionada aos agentes públicos e aos empresários do comércio e prestadores de serviços. O objetivo é estimular o movimento nas áreas centrais da cidade até mais tarde, elevar as vendas e incentivar o uso das praças e áreas públicas. Algumas das ideias propostas:
Continua depois da publicidade
1. Desburocratizar o uso das calçadas, com espaços para mesas e afins; 2. A lei que disciplina o funcionamento dos food trucks deverá incentivar rotatividade de endereços desse tipo de atividade, com uso nos espaços públicos, como na rua das Palmeiras; 3. Estimular o comércio de rua a ficar aberto por mais uma hora.
Sim. Com ligeiras variações, o Centro de Joinville permanece semelhante ao que era em 2000. Faz 15 anos, pelo menos, de rotinas. Os argumentos colocados na mesa para discussão passam pela ideia básica de que as pessoas precisam ter mais tempo para fazer compras. Além disso, o aumento do movimento, na percepção dos idealizadores da campanha, é que trará maior sensação de segurança.
Leia mais colunas de Claudio Loetz.
Leia mais notícias de Joinville e região.
Continua depois da publicidade
Lógico que mudar comportamentos arraigados tem seu preço, e sua assimilação rápida é improvável. É necessário convencer que abrir as portas por mais tempo não vai gerar, apenas, mais custos. E é bem verdade que as sociedades só evoluem quando se propõem a refletir sobre si mesmas. Neste sentido, a bandeira do núcleo merece, ao menos, algum estudo.
Cinco pedidos da Ajorpeme
A diretoria da Ajorpeme se reuniu com vereadores e apresentou cinco reivindicações ao Legislativo. 1. O Legislativo deve agir para pressionar a Prefeitura a criar projeto para redução de alíquota de ISS sobre a realização de eventos na cidade; 2. Regulamentar a antecipação de feriados para segundas-feiras, quando caem em outros dias de semana; 3. Estruturar política pública de informação e acesso ao recebimento de seguro doDPVAT; 4. Promover a regulamentação de transporte turístico no município; e 5. Os vereadores devem se preocupar em fazer projetos de maior relevância social e comunitária.
Call centers
O governo do Paraná editou decreto que reduz, até 2020, o ICMS incidente sobre saídas de mercadorias para companhias que investirem na implantação ou ampliação de atuais operações de call centers. A decisão pretende atrair mais negócios do gênero para o Estado.
Compras
O gasto médio dos consumidores com presentes para para o Dia dos Pais será de R$ 155, diz a Fecomércio. Roupas, perfumes, calçados e vestuário vão predominar na hora das compras. Outro dado da pesquisa revela que quatro de cada dez entrevistados afirmam estar em melhor situação financeira do que no ano passado. Outros 30% dizem que permanecem igual a 2016.
Continua depois da publicidade
Última hora
Nesta segunda-feira, último dia para saque em contas inativas do FGTS, agências da Caixa Econômica Federal tinham filas de interessados em buscar o dinheiro.
Fampesc vai criar portais de negócios
A Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas vai lançar ferramenta na web para aumentar canais de vendas com portais de e-commerce, tanto para negócios diretos entre empresas associadas às Ampes (B2B), quanto para o consumidor final (B2C).
A informação é do presidente da Fampesc, Alcides Andrade, que fez palestra na Acijs, em Jaraguá do Sul ontem. A principal batalha da federação ainda é para o governo do Estado ampliar programa de subsídios às micro e pequenas empresas. Atualmente, só contempla os microempreendedores individuais (MEIs), mediante modelo instituído do Juro Zero. Em Santa Catarina, há 240 mil MEIs e 400 mil micro e pequenos. Imóveis Aplicativo de celular gratuito ajuda a encontrar imóveis retomados pela Caixa Econômica Federal, com desconto de até 90%. A ferramenta chamada Resale pode ser baixada nas versões iOS e Android dos aparelhos celulares. Permite filtrar as ofertas, de acordo com tipo, região e faixa de valores.
Pesquisa mostra que 55% deles têm ganho de R$ 2.800 por mês. Pura sobrevivência.
Comando
Jonny Zulauf, liderança de São Bento do Sul, será o próximo presidente da Facisc. A eleição da nova diretoria está marcada para o dia 18, em solenidade no município de Rio do Sul.
Continua depois da publicidade