O preço dos combustíveis em Joinville já subiu 8% só neste mês – 4% apenas nos últimos 15 dias – e vai ficar mais caro ainda, até o fim do ano.
Continua depois da publicidade
Confira outras informações de Claudio Loetz
De novembro até março, o fator principal de alta, será o da entressafra do etanol. Como na gasolina, há 27% de etanol anidro, e diante de menor oferta desse componente neste período do ano, é natural haver novos aumentos.
Atualmente, o preço médio do gasolina nos 96 postos da cidade de Joinville está ao redor de R$ 3,67. Nos últimos 30 dias, os consumidores estão pagando dez centavos a mais por litro.
Continua depois da publicidade
Nesta sexta-feira, a Petrobras vai elevar, para as distribuidoras, os preços dos combustíveis, em mais 1,4%.
O aumento de preços preocupa até o SindiPetro, entidade representativa dos postos de combustíveis de Joinville e de outros municípios catarinenses.
– O consumidor chega ao posto “batendo” na gente diz o presidente Reinaldo Francisco Geraldi.
Por esse motivo, o empresário lista elementos constitutivos dos aumentos: a entressafra do etanol; a política de preços da Petrobras; o aumento da base de cálculo do ICMS sobre os combustíveis, o custo de frete.
Continua depois da publicidade
Não por acaso, a arrecadação de ICMS obtida com a venda de gasolina e álcool e diesel tem diminuído em consequência de menor consumo.