Pesquisa feita pela Fecomércio com 403 consumidores de Jaraguá do Sul entre os dias 28 de março e 2 de abril revela dois dados importantes. O primeiro mostra que praticamente oito de cada dez pessoas (78%) nunca compraram pela internet. Isso é típico de uma sociedade com hábitos bem conservadores e, de um modo geral, com faixa de idade mais madura. O grupo que faz compras via sites têm de 18 a 44 anos. Predominantemente jovem, portanto.

Continua depois da publicidade

A segunda informação relevante: quase um em cada sete (16%) do total de entrevistados opta por comprar produtos em outras cidades. Nesse caso, predominam homens jovens, e a preferência é pelo comércio de Joinville, seguido pelo de Blumenau. Os itens mais procurados fora de Jaraguá são roupas e calçados, com metade das indicações. Os motivos principais são o preço mais baixo, variedade de produtos e bom atendimento. Os dados foram apresentados pelo presidente da CDL, Marcelo Nasato, e o vice-presidente, Gabriel Seifert.

Entre o Centro e os bairros

Outro olhar para os mesmos números demonstra que a esmagadora maioria dos moradores do município consome, sim, dentro da cidade (84%). A pesquisa apontou equilíbrio entre pessoas que compram nos bairros locais (48%) e os que consomem no Centro (48%). Os jovens optam por lojas do Centro. Dos pesquisados, 40% trabalham com carteira assinada e 19% são autônomos. Dado importante está na qualidade da educação das pessoas. O levantamento da Fecomércio fala em mais da metade (52%) com formação de ensino médio completo.

Continua depois da publicidade

Leia outras colunas de Claudio Loetz.

Leia as últimas notícias de Joinville e região.

Um ano para cada um

Moacir Thomazi, a ser eleito presidente da Acij em junho, resistiu o quanto pôde às pressões, mas acabou aceitando o desafio para dirgir, mais uma vez, a principal entidade empresarial de Joinville e do Norte de SC. Estatutariamente, o mandato dura um ano, com possibilidade de seguir por igual período. Ao natural, tem sido assim, historicamente, ao longo das décadas: o presidente fica dois anos à frente da entidade. Até aí, nada novo.

Apuramos uma circunstância nova, que tornará a situação um tanto distinta do habitual. Desta vez, Thomazi vai comandar a Acij só por um ano – já liderou a entidade em outra ocasião com mandato cheio. Agora, o segundo período do mandato de dois anos ficará a cargo de um industrial influente. Ao menos, essa é a costura de bastidor, e um acordo com essa característica está acertado nas internas da associação. Desse modo, Thomazi assume a Acij em junho e entrega o posto em junho de 2017.

Na SPFW

A Döhler desenvolveu tecidos para a Cotton Project criar as peças e o resultado poderá ser conferido no desfile de amanhã, na São Paulo Fashion Week, onde serão apresentados moletom, casaco, camisa, entre outros itens. Um evento muito relevante para a moda brasileira, enfatiza Elisabeth Döhler, gerente de desenvolvimento de produtos da Döhler.

Continua depois da publicidade

Sessenta dias

A Hope Empreendimentos espera 60 dias para a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Joinville dizer, em definitivo, se autoriza o uso do imóvel onde funcionava a área administrativa da Celesc, na rua 15 de Novembro, bem no coração da cidade. De acordo com o projeto apresentado pela empresa, o local abrigará o funcionamento de uma loja da rede de calçados Pittol. O embate técnico-jurídico se arrasta há mais de dois anos. Se neste prazo não houver decisão, os empreendedores poderão rever a destinação do espaço. Limpeza interna do local será feita na próxima semana.

Aprovadas

Em assembleia geral ordinária de associados realizada ontem e convocada por edital publicado no jornal “A Notícia” no dia 6 de abril, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville teve aprovadas as contas do exercício de 2015, sem qualquer contestação dos presentes. Antes de serem apresentadas na assembleia, as contas foram conferidas pela AudiMaster Consultoria e Auditoria, de Joinville, e pelo conselho fiscal da entidade.

O presidente Luiz Kunde, o vice-presidente financeiro Frederico Cardoso dos Santos e o conselheiro Raulino Esbiteskoski, também representando o Sindilojas, lideraram a reunião. Termina aqui o embate político interno travado nos bastidores da entidade, entre lados opostos. Numa ponta, a visão técnico-gerencial; na outra, o fator político.

Continua depois da publicidade

Microcrédito

A Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (Amcred-SC), que reúne as 18 organizações da sociedade de interesse público (Oscips), que operam o microcrédito no Estado, vai implantar, até o final do ano, sistema denominado arranjos de pagamentos, em parceria com o Badesc.

Isso permitirá que a liberação de crédito, feita hoje por cheques administrativos, possa ser realizada também por meios eletrônicos (smartphone, computador ou cartão de crédito). O projeto também inclui a criação de uma rede exclusiva de fornecedores para que os recursos liberados fiquem prioritariamente na região de origem. Desde que foi criado, em 1999, o programa de microcrédito financiou 700 mil operações num total de R$ 2 bilhões emprestados.

Vai ter polêmica

Acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, na Escola Pastor Hans Müller, no bairro Glória, a primeira das oito reuniões preparatórias do Conselho da Cidade, convocadas pelo Ippuj para discutir o projeto da Lei de Ordenamento Territorial (LOT). O encontro vai reunir técnicos da Prefeitura, políticos e lideranças de 11 bairros.

Continua depois da publicidade

Inclusive do Santo Antônio, Anita Garibaldi, Saguaçu e América, onde as posições contrárias ao texto que está na Câmara de Vereadores são mais contundentes. A última reunião preparatória será no dia 9 de maio, no bairro Boehmerwald, na zona Sul do município. A Câmara de Vereadores quer votar a LOT até o final de junho.

Inovação

Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e bebidas, a empresa Duas Rodas, de Jaraguá do Sul, lançou plataforma colaborativa voltada ao desenvolvimento de novos produtos. O resultado desta experiência será apresentado nesta quinta-feira, em Florianópolis, pelo gerente de inovação Steven Rumsey, no 2º Seminário de Boas Práticas da Excelência, promovido pelo ExcelênciaSC.