David Abuhab, 30 anos, é diretor de Inovação da Neogrid, membro do conselho de administração, junto com o pai, e a irmã. E está na holding da família, onde cuida de investimentos e patrimônio. Formado em engenharia pela PUC de Curitiba, conhece a empresa por dentro.

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Filho do ícone do empreendedorismo e da busca por novidades e tecnologias, Miguel Abuhab, o jovem executivo iniciou como estagiário, em 2008. Quatro anos depois fez voo solo, se tornou sócio da startup Veja ao Vivo, da qual se desligou. Retornou à Neogrid em 2015. É na empresa que o pai fundou que pretende desenvolver seu talento para auxiliar a viabilizar soluções cada vez mais apropriadas aos clientes.

David nos recebe informalmente, de jeans e camiseta, para uma conversa de 45 minutos. A companhia tem em Moacir Cardoso seu presidente executivo.

A seguir, os principais trechos da entrevista realizada na segunda-feira, dia 31 de outubro.

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A Notícia – A Neogrid é mais uma empresa criada pelo seu pai, Miguel Abuhab. Aproxima fornecedores e varejo com informações fundamentais para suprir necessidades, e orientar a respeito de estoques de mercadorias, por exemplo. Há como ampliar a atuação da companhia?

David Abuhab – A Neogrid usa tecnologia e modelos matemáticos, que fazem a integração entre varejo e a indústria, para minimizar a falta de mercadorias nas lojas. Estamos em mais de dez mil pontos de venda no Brasil. Atendemos a mais de 80 redes de varejo e mapeamos 400 mil itens ativos dos segmentos de atacado, brinquedo, construção, cosméticos, drogarias e supermercados. O número de aplicações é muito grande. Estamos avaliando aplicação em transporte, logística, análise de crédito. A gente já consegue criar indicadores econômicos. Mas nada está finalizado, nem lançado.

AN – A área de inovação está dedicada a este projeto?

Abuhab – A área de inovação atua como laboratório validando, ou não, as diferentes ideias que aparecem. A validação pode derivar para o lançamento de produtos no mercado. Um dos exemplos é, exatamente, o projeto dos indicadores econômicos. A intenção é formar parceria com startup e, assim, explorarmos esta montanha de dados – de inflação, atividade econômica, comércio exterior etc.

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AN – Há equipe específica que cuida disso?

Abuhab – Sim. Há uma turma própria de profissionais que analisa as ideias, e opina sobre a adequação da ideia. Ou não. São desenvolvedores, cientista de dados, designers. As ideias precisam ser verificadas rapidamente se são, ou não, viáveis. Até o início de 2017, deveremos ter algo no mercado em relação ao projeto de indicadores econômicos.

AN – Quais são teus objetivos profissionais?

Abuhab – Meu objetivo é contribuir para os negócios da Neogrid serem sucesso no longo prazo.

AN – Havia um plano ambicioso de se criar um polo tecnológico privado em Joinville, tendo o Instituto Miguel Abuhab (IMA) como âncora. Desistiram da iniciativa?

David Abuhab – Este era um projeto do meu pai. Criar um polo de desenvolvimento tecnológico no Norte catarinense, com aceleradoras, mentoria, envolvendo muita gente. De fato, demos uma segurada no projeto.

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AN – Por quê?

Abuhab – Por questão de foco, decidimos, neste momento, cuidar do ecossistema Neogrid. O projeto continua, mas não na velocidade de antes. Poderá ser retomado em algum momento adiante.

AN – Quem é Miguel Abuhab, seu pai?

Abuhab – Meu pai deixou um legado impressionante. É dele o maior aprendizado de vida. Ele sempre quis – e quer – resolver os problemas, e ajudar os clientes. O objetivo dele era cuidar dos clientes. O sucesso dele é resultado do sucesso dos clientes. Foi assim na Datasul – é assim na Neogrid.

AN – Um homem dedicado ao que faz.

Abuhab – Não só isso. A paixão dele por aquilo tudo que faz é algo difícil de encontrar. Desde pequeno, nos dizia, aos filhos, que a educação é o que podia lhes deixar de mais importante.

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AN – Além de seu pai, quem o inspira no mundo dos negócios?

Abuhab – O presidente da Amazon, Jeff Bezos, por ter mostrado perspicácia de conseguir o máximo numa época complicada – e hoje continua referência. O outro

é Elon Musk, da Tesla Motors, dos carros elétricos. Tem coragem de fazer inovação tecnológica no meio físico, quebrando paradigma no mundo real.