O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, estará no Porto de São Francisco do Sul amanhã para a inauguração de três novos silos no terminal graneleiro da Terlogs Terminal Marítimo. Com investimento de R$ 100 milhões, os novos espaços ampliam a capacidade de armazenagem de soja e milho em até 70 mil toneladas. A solenidade acontecerá às 11 horas.

Continua depois da publicidade

A Terlogs responde por 54% de toda a exportação de grãos do Porto de São Francisco do Sul. No último ano, foram quatro milhões de toneladas de soja e milho exportados. Com os novos silos, a capacidade estática de armazenagem da empresa passa a ser de 180 mil toneladas de grãos.

O terminal atende às principais empresas exportadoras de soja, farelo de soja e milho. Só no primeiro semestre deste ano, mais de 740 mil toneladas de grãos foram recebidas, armazenadas e embarcadas por meio do terminal, quantidade 20% maior do que no mesmo período de 2015.

Leia as últimas notícias

Confira mais notícias do colunista

Continua depois da publicidade

Ciser conclui transferência

A Ciser vai concluir até o final de outubro a transferência do parque fabril do Centro de Joinville para a nova unidade, na Estrada Rio do Morro, em Araquari. O novo local vai absorver todos os processos industriais, desde a chegada da matéria-prima até o produto embalado, incluindo áreas de apoio, como engenharia, PCP e manutenção, entre outros. Contará também com áreas como gestão e pessoas e as equipes de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente. A área administrativa permanecerá em Joinville.

Camaro exclusivo

Começa a pré-venda em Joinville e municípios da região Norte da sexta geração do carro Camaro. Serão apenas cem unidades disponíveis em todo o Brasil da série Fifty, versão redesenhada em homenagem aos 50 anos do modelo. Com uma lista de itens exclusivos, é equipada com motor V8 6.2l, com 461CV, oito airbags, opção de câmbio manual de seis marchas ou transmissão automática de oito velocidades. O novo Camaro será vendido por R$ 297 mil às cem primeiras pessoas que comparecerem a uma loja da Chevrolet.

Plano de emergência ambiental

Os portos de São Francisco do Sul e Itapoá, Tesc, Transpetro, Fatma, Ibama, Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil e Capitania dos Portos estão reescrevendo o plano de emergências para agir em caso de eventual derramamento de óleo no mar. O texto, que nasce do encontro de técnicos especializados em engenharia do meio ambiente, será enviado ao Ibama no dia 20 de outubro.

Longo e detalhado, o plano aborda aspectos variados, que vão desde o controle e monitoramento de resíduos à forma de como proceder em caso de acidente que afete o meio ambiente em geral em toda a região. O incidente mais grave ocorreu em 2008, quando a embarcação da Norsul virou no mar. O encontro de ontem aconteceu na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville.

Continua depois da publicidade

Para tweens

A Brandili Têxtil lança a marca Young Class para atender à demanda de jovens de 11 a 14 anos, os chamados tweens. Segundo o IBGE, há no Brasil 17 milhões de pessoas nesta faixa etária. A empresa tem quatro outras marcas, produz 15 milhões de peças por ano e está presente no Brasil e em 25 países.

Permuta

A Procuradoria da República em Santa Catarina quer permutar dois terrenos de propriedade da União, cedidos para usufruto da Procuradoria em Joinville, por salas comerciais construídas ou a construir. As propostas serão recebidas até o dia 18 de novembro.

Interino

O empresário Célio Bayer responderá interinamente pela presidência da Fiesc durante a ausência do presidente Glauco Côrte e do vice-presidente Mário Cezar de Aguiar, que vão participar, na próxima semana, do Encontro Econômico Brasil-Alemanha. A escolha pelo vice-presidente na região do Vale do Itapocu é um reconhecimento ao trabalho de Bayer em favor do associativismo e da representatividade da indústria. Célio Bayer também coordena a Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação e a Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria.