A maior parte das indústrias de Joinville dará, neste fim de ano, férias coletivas de 20 dias, em média. Algumas estenderão o período por mais tempo, dada a paralisia das vendas em seus negócios específicos. Este fato – a ampliação da parada – acontece em duas empresas do ramo têxtil.

Continua depois da publicidade

Neste setor, as duas principais companhias adotam estratégias diferentes: a Döhler para o trabalho no dia 19 de dezembro e retorna em 9 de janeiro. A Lepper definiu dez ou 20 dias sem produção, dependendo do setor. A Malharia Princesa deixa de trabalhar de 19 deste mês a 6 de janeiro.

A Tecidos Dona Francisca e a Indústrias Colin são as que colocarão seus trabalhadores em férias coletivas por mais tempo: por 24 dias, a partir da próxima quinta-feira, dia 15; e por 30 dias, o prazo máximo permitido pela legislação trabalhista, respectivamente.

A grande maioria das indústrias mecânicas vai dar férias coletivas para os trabalhadores, a começar no dia 19, e retornam em 9 de janeiro. Entre as empresas associadas ao sindicato do setor de estabelecimentos de saúde, a concessão de férias será de 26 de dezembro a 8 de janeiro de 2017. Já as construtoras, em geral, vão encerrar atividades deste ano só no dia 23, retomando-as já em 2 de janeiro. Algumas estenderão a temporada de férias até o dia 9.

Joinville quer a Facisc

Continua depois da publicidade

Joinville, via Acij, vai lançar candidato à presidência da Facisc nas eleições que vão ocorrer em 2017. Empresários da região Norte estimulam a ideia. É cedo para a apresentação de nomes, mas a decisão está tomada.

O atual presidente da Facisc é Ernesto João Reck, da região Oeste do Estado.

Mais: Joinville busca recuperar força política na cena catarinense também em outra frente: Mário Cezar de Aguiar é o nome natural para suceder Glauco Côrte no comando da Fiesc em 2018.

Cartada

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) anuncia hoje medidas para simplificar, agilizar e ampliar o acesso ao crédito das micro, pequenas e médias empresas. E mais medidas para reativar a economia virão. Sim, Temer age. Tenta construir uma mínima agenda positiva para salvar seu mandato, a perigo por causa dos sucessivos escândalos de corrupção que o envolvem diretamente, assim como toda a sua equipe mais próxima.

Confira mais notícias de Joinville e região

Leia outras colunas de Claudio Loetz

Menos alvarás

Houve significativa redução de emissão de alvarás para unidades multifamiliares em Joinville no triênio 2014/2016. A média mensal de metros quadrados aprovada foi de 91.125 m² em 2014; caiu para 81.671 m² no ano seguinte e, no ano em curso, fica em 73.751 m². Na afirmação do empresário Ivandro de Souza, da Convisa, se acontecer retomada da economia no biênio 2017/2018, faltarão apartamentos na cidade em dois anos. A construtora reuniu convidados em encontro recente.

Continua depois da publicidade

Parceria

Univille e Quatenus, empresa de rastreamento inteligente com atuação em todo o mundo, firmaram convênio de parceria para desenvolver projetos de pesquisa com foco em inovação, além de ações nas áreas de ensino e extensão, como estágios e eventos. O acordo prevê que a companhia, do empresário português Luis Nobre, forneça tecnologia para os projetos. O acordo vai envolver Inovaparq, Fábrica de Software e os cursos de engenharia de software e sistemas de informação.

6% a mais

A participação na campanha de Natal do Shopping Mueller já apresentou crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. A Mercedes-Benz A200, do Grupo DVA, será o grande prêmio da ação promocional, que teve início no dia 18 de novembro e continua até 10 de janeiro de 2017. Para concorrer ao carro, basta acumular R$ 100 em notas fiscais e fazer o cadastro no sistema de autoatendimento, no terceiro piso, ou pelo aplicativo Shopping Mueller Joinville.

Vice de Joinville

A ex-presidente da Ajorpeme Rosi Dedekind foi eleita vice-presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina, a Fampesc. Alcides Andrade, atual vice-presidente da entidade e diretor da Ampe Metropolitana (Florianópolis), foi escolhido para presidir. A posse será em fevereiro de 2017. O advogado joinvilense Diogo Otero deixa a presidência.