O ano de 2016 começou com queda de 1,7% no índice de confiança do empresário do comércio, rondando o menor resultado da série histórica em Santa Catarina. Em uma escala que vai de 0 a 200, o índice encontra-se em 88,3 pontos (janeiro), diante de 89,8 (dezembro). Os demais indicadores avaliados – condições atuais da economia, expectativa do empresário do comércio e nível de investimento das empresas – também se encontram em baixos patamares.

Continua depois da publicidade

O índice das condições atuais do empresário do comércio recuou 37,5% no ano, enquanto no mês houve uma elevação de 3,9%, por causa do turismo. Os três subíndices – condições atuais da economia, do comércio e das empresas do comércio – apresentaram queda anual. O índice de expectativas do empresário do comércio catarinense caiu 3,4% entre dezembro e janeiro.

Leia outras colunas de Claudio Loetz

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Continua depois da publicidade

Uber na Expogestão

O Uber, uma das empresas mais inovadoras do mundo, terá seu modelo de negócios apresentado na Expogestão de 2016. O presidente da empresa no Brasil, Guilherme Telles, será um dos palestrantes do evento, no qual abordará o tema Inovação disruptiva. O Uber é considerado uma empresa unicórnio, ou seja, recebeu, em pouco tempo, uma avaliação de US$ 1 bilhão. Somente na Europa, o número de unicórnios saltou de 30, em 2014, para 40, em 2015. A Expogestão acontece de 4 a 6 de maio, na Expoville.

Donini

O presidente da Marisol, Giuliano Donini, será eleito presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) nesta segunda-feira. O empresário lidera chapa única, devendo ser aclamado como futuro dirigente da entidade. A posse vai acontecer no dia 16 de março. O mandato da nova diretoria é de um ano, prorrogável por igual período. Vai substituir Paulo Matos.

Coerência

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville emitiu nova nota sobre o caso dos médicos residentes do Hospital São José. Desta vez, para elogiar a decisão do prefeito Udo Döhler de suspender o corte das matrículas desses profissionais. Agora estão certos os dois – a entidade e o Executivo. Melhor assim.

Continua depois da publicidade