A greve de auditores da Receita Federal já leva importadores e exportadores a mover ações judiciais contra o órgão federal e a União. A origem de medidas judiciais é efeito de que o desembaraço aduaneiro em portos, aeroportos e postos de fronteira está paralisado às terças e quintas-feiras. E a perspectiva é de que servidores mantenham a greve por meses.

Continua depois da publicidade

Os empresários prejudicados entram com mandado de segurança e já estão conseguindo liminares favoráveis. Uma vez comunicada, a autoridade da alfândega é obrigada a analisar os documentos da carga parada. Há quem precise devolver ao exterior um equipamento arrendado, por exemplo; ou ainda tenha que cumprir prazos contratuais ou exportar cargas perecíveis.

Mais do que armazenagem, locação ou permanência no porto, o mais grave é a possibilidade de perder uma oportunidade comercial. Evidentemente, todas as greves causam danos sociais e econômicos. Quando atingem transações internacionais, tornam-se mais graves. Além de naturais perdas financeiras para quem está na frente comercial, a paralisação dos serviços da Receita resultam em descrédito do Brasil junto aos parceiros do exterior.

Leia mais sobre a economia de Joinville e região.

Continua depois da publicidade

Energia do futuro

Acaba de ser divulgado o relatório Carbon Clean 200 TM (Clean200TM) com a lista das 200 principais empresas de energia limpa com capital aberto no mundo. O ranking inclui três companhias brasileiras: WEG, São Martinho e CPFL Energias Renováveis. O Clean200 classifica as empresas por suas receitas totais originadas de energia limpa, conforme a avaliação da Bloomberg New Energy Finance. Para ser elegível, a empresa deve ter um valor de mercado superior a US$ 1 bilhão ao final do primeiro semestre de 2016 e ter mais de 10% do total de receitas a partir de fontes de energia limpa.

Painel

Joinville recebe nesta quarta-feira o Painel SC que Dá Certo, promovido pela RBS TV. O evento será realizado no auditório da Acij, a partir das 18h15. O público está convidado a ouvir histórias inspiradoras de Adriano Bornschein Silva, presidente da Catarinense Pharma; Vinicius Roveda, CEO da ContaAzul; e Dorotea Kasten, sócia e fundadora da Doce Beijo. A participação é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas na página especial do projeto no portal G1 SC. O público terá a oportunidade de conhecer como os empresários adaptaram seus modelos de negócio para lidar com as dificuldades do mercado. Os painéis já passaram por Florianópolis e Blumenau. As próximas escalas serão em Criciúma (30/8), Chapecó (13/9) e Lages (27/9).

Mudança na paisagem

Imóvel emblemático no imaginário da população joinvilense, localizado na rua Orleans, uma das vias mais valorizadas do bairro América, vai se transformar em condomínio residencial de alto luxo. O nome do condomínio a ser erguido é Village Arp, uma referência à Malharia Arp, que também pertenceu à mesma família dona do imóvel. Atualmente, há no local uma casa construída e, em sua volta, um terreno gramado. Ruas internas começam a ser desenhadas. A casa vai permanecer. A proprietária de todo o espaço é Lena Drolshagen. O projeto é da Azimute. A licença ambiental concedida pela Prefeitura tem o número 038/2015, e o alvará, o número 2678/2015.

Continua depois da publicidade

Negócios reagem

A importância da 9ª edição da Interplast pode se medir por vários aspectos significativos: o número de expositores, as novas tecnologias a serem apresentadas, a expectativa do imenso valor de negócios que podem surgir a partir do evento. Mas há um outro elemento a ser considerado: a chegada da Braskem com estande na feira pela primeira vez. O presidente do Sindicato da Indústria Plástica de Santa Catarina, Albano Schmidt, resume a importância do evento:

– A Interplast começa no momento em que se finaliza o processo de impeachment de Dilma Rousseff e, na sequência, do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que também vai perder seu mandato. A situação política se aclara e, com isso, o ambiente de negócios melhora. Já há retorno de pedidos de cotação de clientes, as ferramentarias voltam a fazer moldes, a carteira de pedidos cresce.

Inflação

A inflação oficial avançou 0,17 ponto percentual no mês de julho, puxada pela alta nos preços dos alimentos (1,32%). A inflação é elevada, mas a queda anual de 6,83% para 4,96% pode apontar para a retomada do poder de compra das pessoas.

Continua depois da publicidade

Dívidas

Uma em cada nove famílias catarinenses tem mais de 50% de sua renda comprometida com dívidas, aponta pesquisa de julho feita pela Fecomércio. Na outra ponta, 12% das famílias comprometem menos de 10% de seus ganhos com dívidas de longo prazo ou poupam ou fazem compras à vista.

Semipresenciais

Até 2017, a Univille pretende implantar a educação a distância e ampliar o ensino semipresencial, que pode chegar ao máximo de 20% nos cursos presenciais.

Campanhas

No mesmo dia em que partidos e candidatos começam a pedir votos oficialmente, entra no ar a campanha Pra Chamar de Seu, promovida pelo Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), em parceria com o Escritório de Cinema e a Agência CMC.

Continua depois da publicidade

Fechadas

As lojas da Celesc que atendem ao público poderão estar fechadas ou com atendimento precário nesta terça-feira. O motivo: os sindicatos que representam os empregados decidiram promover um dia de paralisação enquanto não se chega a acordo sobre participação de lucros e resultados para 2016.

Inovação

A Ciser lança no dia 25 a 5ª edição do Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica. O evento ocorre na Acij.