A General Motors (GM) do Brasil vai concentrar toda a produção de motores para veículos na fábrica de Joinville. A informação é de uma fonte ligada ao governo do Estado. Para o negócio ser sacramentado, restam alguns ajustes finos e, então, o governador Raimundo Colombo deverá fazer o comunicado oficial, junto às lideranças da montadora.

Continua depois da publicidade

A decisão está praticamente tomada. Em questão, as vantagens competitivas oferecidas por Santa Catarina – inclusive, os benefícios fiscais constantes da legislação estadual pertinente para atender necessidades da GM. A cautela e o sigilo com que o assunto está sendo tratado, há meses, deriva do interesse de outros Estados em capturar o investimento.

Tão importante quanto, é o cuidado com que a GM trata do provável fechamento de outras unidades de motores. A hora é sensível e a criação de atritos políticos e sindicais são indesejáveis. A unidade de Joinville, localizada na zona Sul da cidade, às margens BR-101, foi inaugurada em janeiro de 2013 e atende à demanda da fábrica de Gravataí (RS). Nem a empresa, nem a Secretaria da Fazenda do Estado comentam o assunto.

Leia outras colunas de Claudio Loetz

Continua depois da publicidade

Afastamento do trabalho

A preocupação com o afastamento do trabalhador por razões de saúde motiva a Fiesc a assinar com o INSS, nesta sexta-feira, termo de cooperação que visa ao desenvolvimento de ações em conjunto para a reabilitação de trabalhadores considerados inaptos ao exercício da profissão.

A iniciativa também prevê uma unidade de operações-piloto, onde os dois órgãos poderão ampliar ações neste sentido. A ideia é encontrar formas de abreviar o retorno dos funcionários ao trabalho. No País, o INSS contabiliza que 500 mil pessoas são declaradas afastadas por tempo indeterminado, mas somente 10% delas têm acesso à reabilitação profissional.

Em Santa Catarina, mais de 20 mil pessoas também não tem acesso a esse tipo de serviço, afirma o Sesi, braço da federação. Na modelagem, o Sesi deverá criar métricas que atestem o impacto desse cenário e quanto o INSS conseguiria economizar com um programa em conjunto para a reabilitação de trabalhadores.

Continua depois da publicidade

Reeleição

Não surgiu candidatura de oposição, e a reitora Sandra Furlan será reconduzida ao comando da Univille para exercer um novo mandato. Concorre em chapa única nas eleições marcadas para 27 de outubro. O prazo para inscrição se encerrou.

Novo endereço

A Selbetti comprou um imóvel e vai construir nova sede da empresa na avenida Marquês de Olinda, próximo à esquina com a avenida Ottokar Doerffel. Maior empresa do seu segmento de tecnologia de gestão de documentos do Sul do País, cresceu exponencialmente nos últimos quatro anos, especialmente pelas aquisições de concorrentes localizados no Rio Grande do Sul e no Paraná. A expansão levou o empresário Luiz Selbach a pensar em nova sede. A intenção de mudar de endereço vem desde 2014, quando analisava dois locais na cidade.

Leilão

A Schulz, fabricante de compressores de ar e de componentes para a indústria automotiva, promove até segunda-feira leilão de 477 lotes de máquinas e equipamentos industriais.

Continua depois da publicidade

Cooper amplia

A Cooper amplia sua unidade em Jaraguá do Sul, com 4,5 mil metros quadrados construídos (mais de 1,7 mil metros quadrados a mais do que a antiga loja). A área de vendas tem 1.880 metros quadrados.

Análise

O Ippuj está fazendo análise de estudos de impacto de vizinhança de 19 empreendimentos residenciais, comerciais, de prestação de serviços e indústrias. Entre eles, os do edifício-garagem do Hospital Sadalla Amin e do Kartódromo de Joinville.

Ásia

A Portonave renovou serviço da rota Ásia 2, com destino para China, Japão e Hong Kong. A linha é válida até julho de 2017.

Continua depois da publicidade

RH

A Ajorpeme promove seminário de recursos humanos no dia 18 de outubro, na Mitra Diocesana. Entre os temas a serem abordados, estão tecnologia e seus impactos no mercado de trabalho, e doenças físicas e emocionais.

Comida

A rede de fast food Burger King aumenta cardápio. Oferecerá cachorro quente a seus clientes.