As quatro principais entidades representativas do empresariado joinvilense (Acij, Ajorpeme, CDL e Acomac) encaminharam ofício ao governador Raimundo Colombo, pedindo a doação para a cidade de um “número adequado” dos 15 equipamentos de raio X, 17 detectores manuais de metal e 26 portais, os quais o Ministério da Justiça doou ao governo do Estado e foram usados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Assinam o documento os presidentes da Acij, Moacir Thomazi; da Ajorpeme, Carlos Eduardo de Souza; e da CDL, Frederico Cardoso dos Santos; e representante da Acomac, Ovídio Vaselevski. Os equipamentos solicitados permitem realização de vistorias mais rígidas, de modo a dificultar entrada de objetos que auxiliem os criminosos e inibam fugas do presídio.

A cruzada por mais instrumentos de melhoria da segurança pública no município continua. Na reunião realizada na manhã de terça-feira, os empresários abordaram ainda outros temas de interesse direto do varejo, como rebaixamento de calçadas e estacionamento para clientes de comércios de rua.

Vendas melhoram

Continua depois da publicidade

Levantamento realizado pela Boa Vista SCPC revela que as vendas no varejo aumentaram 1,1% no mês de agosto, em relação ao mesmo período do ano passado. Desde abril de 2015, não acontecia uma variação positiva na comparação anual. Ao comparar agosto com julho deste ano, o índice também foi positivo, com expansão de 1,5%.

Em Jaraguá

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) realiza nesta quarta-feira, no Cejas, em Jaraguá do Sul, reunião conjunta das câmaras de tecnologia e inovação e da micro e pequena indústria. Em pauta, a análise de estratégias voltadas ao desenvolvimento e a melhoria da competitividade. O presidente da Câmara de TI, Alexandre d?Ávila da Cunha, e da Micro e Pequena Indústria, Célio Bayer, apresentarão um panorama das atividades e negócios.

Leia outras colunas de Claudio Loetz

São Francisco

A Terlogs, que tem o grupo multinacional Marubeni como sócio, vai inaugurar no dia 13 de outubro a operação de modernos silos no Porto de São Francisco do Sul. Estão previstas as presenças dos ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e dos Transportes, Maurício Quintella.

Continua depois da publicidade

Férias

Lideranças das indústrias catarinenses de pequeno porte defendem que as férias anuais dos trabalhadores possam ser divididas em três períodos de dez dias cada um. Vão colocar a ideia na pauta da discussão da reforma trabalhista.

Lummertz

Nesta sexta-feira, o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, vai falar sobre os planos do órgão para desenvolvimento do turismo, em encontro na Expoville, promovido pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.

Recuperação

A Indústria de Máquinas Eldorado está em processo de recuperação judicial. O pedido foi atendido pelo juiz da 5ª Vara Cível de Joinville, Walter Santin Junior.

Continua depois da publicidade

Doce banana

A região de Corupá busca a certificação do Selo de Indicação Geográfica, o qual reconhece a banana produzida nos municípios de Schroeder, Corupá, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul como a mais doce do Brasil. O sabor se deve à combinação de clima, relevo e temperatura da região. Com um tempo maior para se desenvolver e amadurecer, a banana acaba acumulando mais minerais e açúcares. Para que o bananicultor possa utilizar o selo de de origem, deverá estar vinculado a uma associação de produtores, com um corpo técnico que possa garantir a qualidade da fruta e se ela se enquadra nos requisitos necessários. Corupá é o maior produtor de banana do Estado, com 155 mil toneladas por ano, envolvendo 600 famílias.

Dez por cento da produção é exportada para Argentina e Uruguai. Em 2014, Santa Catarina produziu 710 mil toneladas da fruta, se tornando o quarto maior produtor nacional de banana.