Os eletricitários do Norte de Santa Catarina, funcionários da Eletrosul, empresa que compõe o sistema Eletrobras, podem entrar em greve por tempo indeterminado a partir de 11 de julho. A decisão será tomada nesta quinta-feira, em assembleia geral extraordinária na sede da entidade, em Joinville.
Continua depois da publicidade
O movimento abrange as diferentes unidades da Eletrosul no Estado. Os servidores públicos já paralisaram os serviços nos dias 27 a 29 de junho e, novamente, estão paralisados por três dias, desde segunda-feira. Se não houver entendimento em torno de reajuste de salários, a greve pode ocorrer.
A expectativa é saber se a Eletrobras vai ou não apresentar uma contraproposta que atenda às reivindicações da categoria. A pedida é por aumento de 9,28%, correspondente à inflação anualizada de junho de 2015 a maio de 2016, pelo INPC. Até agora, a Eletrobras ofereceu reposição de 5% e acena com a transferência da data-base de maio para outubro. O sindicato aceita a mudança de data, mas pede a reposição integral da inflação agora.
Leia outras colunas de Claudio Loetz
Continua depois da publicidade
Multilog compra concorrente
A Multilog assumiu o controle das unidades da Elog S/A, companhia controlada pela EcoRodovias Infraestrutura e Logística S/A. O negócio inclui a Elog Logística Sul Ltda.; a Maringá Serviços Auxiliares e Transporte Aéreo Ltda.; e a Maringá Armazéns Gerais Ltda., que compõem a Elog Sul.
A conclusão da transação passará pela apreciação da Secretaria da Receita Federal do Brasil e por aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para ser finalizada. Esta aquisição faz parte do planejamento estratégico da Multilog, que expande seu mercado de atuação com novas unidades no Sul e passa a operar com mais oportunidades de recintos alfandegados, armazéns gerais, transportes e serviços especializados no segmento de comércio exterior e logística.
A Multilog, que tem sede em Itajaí e conta, inclusive, com unidades em Joinville e Araquari, passará a ter dez recintos alfandegados com as incorporações e amplia a sua atuação territorial.
Continua depois da publicidade
Recorde
No primeiro semestre de 2016, aconteceram 923 pedidos de recuperações judiciais no País. O número é 87,6% maior do que o registrado no mesmo período em 2015, revela o levantamento Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, que considera os dados sem repetição de CNPJ.
O resultado é o maior para o acumulado do semestre desde 2006, após a entrada em vigor da nova Lei de Falências, em junho de 2005. De janeiro a junho de 2015, foram 492 ocorrências, contra 414 em 2014. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial nos primeiros seis meses deste ano, com 535 pedidos.
Projeto executivo
Em reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense, o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos, autorizou o início do projeto executivo de duplicação da BR-116, que deve durar entre nove e 12 meses para ser concluído. As obras de duplicação da rodovia, entre o Planalto Norte e a Serra Catarinense, se estendem por 310 km, sendo 97 km prioritários por incluir perímetros urbanos e a Serra do Espigão.
Continua depois da publicidade
Trabalhista
Pelo Brasil afora, juízes trabalhistas têm se posicionado contrários a variados pontos de uma possível reforma trabalhista, que flexibiliza as regras em vigor nas relações entre patrões e empregados. Diante dessa constatação, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e associações locais – inclusive a Acij – se unem e estão fazendo ponderações no sentido de que mudanças são essenciais à melhora do ambiente de negócios.
Os mesmos assuntos
O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) terá reunião com a bancada federal de Santa Catarina nesta quarta-feira em Brasília. O encontro vai discutir com os deputados e senadores uma agenda para recuperação do setor produtivo. Entre os temas, estarão infraestrutura, meio ambiente, tributos, revitalização fiscal e as reformas estruturais necessárias para criar um ambiente favorável aos investimentos e à retomada da economia.
Assim, os assuntos são o possível aumento da carga tributária, as concessões das rodovias federais no Estado, financiamento às exportações e incentivos fiscais. São os mesmos tópicos discutidos há mais de dez anos. No encontro, a FCDL apresentará seu posicionamento contrário à volta da CPMF, abordará a importância das urgentes concessões das BRs e o aumento do limite de enquadramento no Supersimples ainda em 2017.
Continua depois da publicidade
O Cofem é integrado pelas entidades empresariais que representam todos os setores da economia catarinense: indústria, comércio, agricultura, transportes, associações empresariais, câmaras lojistas e das micro e pequenas empresas.
Mercado andino
Missão da agência de promoção comercial Investe São Paulo projeta negócios de R$ 120 milhões nos próximos meses para pequenas e médias empresas paulistas, a partir de 400 reuniões realizadas no Peru e na Colômbia.
Eleita
A presidente do Joinville Convention Bureau, Rosi Dedekind, continua com cadeira no conselho fiscal da União Nacional dos Conventions Bureau e Entidades de Destino (Unedestinos). A atual diretoria foi releeita ontem, e Bruno Herbert, do Recife Convention Bureau, permanece no cargo de presidente.
Continua depois da publicidade
Assembleia
Os trabalhadores das duas unidades da Mexichem Brasil (Amanco) votam, na sexta-feira, se aceitam proposta da empresa para renovar o regime de turno de trabalho.
Iluminação
A administração do Porto de São Francisco do Sul faz licitação (concorrência número 021/2016) para as obras de ampliação e modernização do sistema de iluminação da área operacional.
A tocha
O empresariado de Joinville mudou de ideia. Não vai mais liberar seus trabalhadores durante os minutos que a tocha olímpica passar em frente dos estabelecimentos da cidade no próximo dia 13 de julho.
Continua depois da publicidade