O Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat) de Joinville está com 76 vagas de emprego abertas, sendo 49 novas, 22 remanescentes que não foram preenchidas e cinco exclusivamente destinadas a pessoas com deficiência. O órgão da Prefeitura captou 474 vagas nos oito primeiros meses deste ano. No período, 5.639 trabalhadores se inscreveram em busca de emprego. Desse total, 3.693 foram encaminhados a empresas.
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O órgão atendeu ainda a 3.756 pedidos de emissão de carteira de trabalho, e outros 12.624 fizeram solicitação de seguro-desemprego entre janeiro e agosto. No total, incluindo, outros tipos de serviços relacionados, o Cepat de Joinville atendeu a 26.572 pessoas. No quinquênio 2013-2017, o órgão captou 8.671 vagas de emprego, de um total de quase 46 mil inscritos.
Como se vê na tabela abaixo, as demandas cresceram muito entre 2014 e 2016, coincidindo, naturalmente, com o pico da crise da economia e o maciço nível de desemprego. Os números também mostram que as metas propostas pelo Cepat foram amplamente ultrapassadas.
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A proposta de Hauly
O relator da proposta de reforma tributária em discussão na Câmara do Deputados, Luiz Carlos Hauly (E), defendeu a redução dos tributos sobre consumo e a elevação gradual dos impostos sobre renda e patrimônio. Ele sugere um modelo parecido com o adotado por países europeus, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). A apresentação foi feita em reunião com as entidades integrantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem), nesta segunda-feira, na Fiesc.
Startups
A Spin, primeira aceleradora de startups da região Norte de Santa Catarina, selecionou seis empresas para trabalhar. São elas a Omunga e a Bee2Share, de Joinville; Dynamique, de Jaraguá do Sul e de São Paulo; AquaControl e GoldCast, as duas de Jaraguá; e a BOM Microfinanças, de Florianópolis. No total, 12 empresas integraram o processo seletivo.
Recursos
A Unicred Santa Catarina/Paraná já tem R$ 5 bilhões em recursos administrados e lançou um aplicativo que permite aos 69 mil cooperados gerenciarem os seus cartões.
Incentivo ao esporte
Até 2014, Santa Catarina teve R$ 200 milhões autorizados pelo governo federal para captação junto às empresas do Estado. Somente 20% desse valor – R$ 40 milhões – foram aproveitados e investidos no esporte catarinense. Isso acontece, principalmente, por causa do desconhecimento da lei e sua execução técnica, de natureza jurídica e contábil. Os detalhes de como funciona a legislação federal e seus benefícios para as empresas serão destacados em seminário que ocorre na sexta-feira, na Associação Empresarial de Joinville (Acij).
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Reeleitos
Ivan Roberto Tauffer foi reeleito, em chapa única, para o segundo mandato como presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina. Raulino Esbiteskoski, de Joinville, continua como vice de administração e finanças da entidade.
Cooperação
Inovaparq e Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc) assinaram protocolo de cooperação com o objetivo de estabelecer intercâmbio técnico, científico, cultural e administrativo, além de viabilizar atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e capacitação.
Nova marca
A Oxford Porcelanas, de São Bento do Sul, está lançando uma nova marca, a Oxford Alumina Crystal. A linha de taças, copos, jarras e decanters de cristal é desenvolvida a máquina a partir de um componente ultrarresistente, a alumina. Estratégia da empresa é de que, em cinco anos, 20% do seu portfólio contemplem produtos que não sejam de fabricação própria. Atualmente, a Oxford é mundialmente reconhecida por suas peças de porcelana, cerâmica e cristais feitos à mão. Os produtos da nova marca têm mais resistência a quedas e ao choque térmico e podem ser usados no dia a dia no segmento de restaurantes, bares e hotéis.
Expansão de negócios
A Oxford planeja aumentar em 42% sua receita líquida nos próximos cinco anos. Uma das estratégias é a ampliação do seu portfólio de produtos e passar a oferecer ao mercado novas opções de produtos relacionados à cozinha, ao preparo e ao armazenamento de alimentos, diz o diretor Antônio Marcos Schroth. Em 2016, a empresa aumentou o seu faturamento em 19% na comparação com o ano anterior, e o faturamento bruto somou R$ 296 milhões. O lucro líquido foi de R$ 54 milhões.
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