Em Joinville, há 22 mil pessoas com deficiência auditiva. A dificuldade de entender a linguagem dos sinais que utilizam, muitas vezes, impede a concretização de negócios no comércio e em estabelecimentos prestadores de serviços.
Continua depois da publicidade
De olho neste mercado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville lança o aplicativo CDL Libras, para que eles possam se comunicar, por meio da linguagem própria, em ambientes como lojas, restaurantes, hotéis, cartórios, entre outros, sempre orientados por atendentes.
Simultaneamente, aumenta o grau de cidadania dessas pessoas. A iniciativa foi idealizada pelo diretor executivo da entidade, Jorge Luiz Domingues. Pelo projeto, o diálogo se dará com equipamentos apropriados, e a transmissão de vídeo e áudio ocorrerá por meio de monitores, smartphones, totens ou tablets a serem conectados a uma central de tradução instalada na CDL.
Vários usuários poderão se utilizar dos intérpretes contratados e isso reduzirá custos. Serão contratados tantos intérpretes quantos exigir a demanda pela atividade.
Karts e robótica
Continua depois da publicidade
Aproximadamente 450 estudantes de cursos técnicos de todo o Estado participam do Senai Challenge neste sábado. Eles vão disputar competições de kart em São José e de robótica móvel e de softwares em Jaraguá do Sul, no dia 3 de dezembro. Até esta sexta-feira, os karts estavam em exposição no Continente Shopping, local do evento. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Bosch, que doou motores e baterias para os karts; Neoyama, que doou componentes eletrônicos para o desafio de robótica móvel; e Acate Vertical Games & Apps, que apoia o evento de soluções digitais.
Pouca gente nas lojas
Pouquíssimos clientes estiveram nas lojas físicas das grandes redes de varejo de eletrodomésticos no Centro de Joinville na manhã desta sexta-feira. O bombardeio publicitário na televisão, com apelos de descontos de até 70%, feito nos dias que antecederam a Black Friday, não convenceu a população a fazer compras. Sinal evidente de que o consumidor não tem dinheiro.
E, quem tem, guarda com receio de gastar porque não sabe como será o futuro. As filas de centenas de pessoas, que esperavam para entrar nos estabelecimentos em anos anteriores, desapareceram neste 25 de novembro. Vendedores até circulavam em frente às lojas esperando pelos potenciais clientes. Se a situação desta sexta no comércio local for uma prévia do Natal, a preocupação do lojistas vai aumentar.
Nascente
Está bem complexo para a Católica de Santa Catarina viabilizar o campus novo, no bairro Vila Nova, região Oeste de Joinville. Encontraram nascente de rio dentro do terreno comprado.
Continua depois da publicidade
Abimaq
O presidente do conselho de administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq), João Carlos Marchesan, e o diretor de articulação política da entidade, Germano Rigotto, vão falar na Acij nesta segunda-feira sobre o planejamento e as ações da entidade para a retomada do desenvolvimento industrial.
Previsão
Na quarta-feira, o presidente da CDL, Frederico dos Santos, já antecipava o que poderá acontecer:
– Se as vendas de Natal empatarem com as do ano passado, já estará ótimo. Felizmente, o inverno foi mais rigoroso neste ano, e isso auxiliou o resultado do ano.
B.O.
Com o apoio do Sindicato dos Supermercados de Joinville, o Núcleo de Supermercados da Acij faz a campanha pela segurança B.O.: É Bom pra Você! É Bom pra Joinville. O objetivo é promover a conscientização e o esclarecimento quanto à importância de se fazer o boletim de ocorrência em casos de furtos e roubos. O registro é fundamental para se ter uma estatística que espelhe a realidade dos crimes cometidos em todas as regiões da cidade. A decisão mostra bem a preocupação com a criminalidade. E, também, indica que muitos não fazem o boletim porque o consideram inócuo.
Martinelli
O Martinelli Advogados está com 55 vagas de trabalho abertas. Algumas delas, há meses, em razão da dificuldade de encontrar profissionais qualificados, como a de consultor tributário. O escritório precisa importar mão de obra, já que não consegue formar profissionais na mesma velocidade do crescimento dos negócios. Nesta semana, foi publicado o anuário Análise Advocacia 500. O principal levantamento do segmento jurídico brasileiro traz o escritório como um dos mais admirados do Brasil há 11 anos.
Continua depois da publicidade
Mudou
A Ferramentas Gerais saiu do prédio localizado na rua Dr. João Colin, no bairro América, em Joinville.